Repositório Digital

A- A A+

Interad : uma metodologia para design de interface de materiais educacionais digitais

.

Interad : uma metodologia para design de interface de materiais educacionais digitais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Interad : uma metodologia para design de interface de materiais educacionais digitais
Autor Passos, Paula Caroline Schifino Jardim
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Design
Informática na educação
Interação
[en] Design
[en] Digital educational materials
[en] Interface
[en] Methodology
Resumo Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para design de materiais educacionais digitais (MEDs). Neste estudo, considera-se como MED os recursos digitais elaborados com objetivos relacionados à aprendizagem. Mediante a revisão bibliográfica realizada foi verificado que os estudos referentes ao desenvolvimento desses tipos de materiais não contemplam de forma adequada questões relativas ao design gráfico de interface. Por outro lado, as metodologias disponíveis para design de interface têm foco comercial, não sendo ideais para a elaboração de MED. Por meio do levantamento de estudos educacionais para elaboração de MED e de metodologias de design de interfaces em geral, adquiriu-se referencial para o desenvolvimento de uma nova metodologia com foco educacional. A metodologia construída foi testada em um estudo de caso realizado com pesquisadores do Núcleo de Tecnologia Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS). Após este estudo, a metodologia foi reformulada e recebeu o nome de Interad (Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação). Como forma de validação da metodologia Interad foi realizado, junto à Secretaria de Educação a Distância (SEAD/UFRGS), um curso para capacitação na produção de MED. Como recurso auxiliar a este curso foi desenvolvido um objeto de aprendizagem que apresenta a metodologia acrescida de exemplos e desafios para sua aplicação prática. Os alunos do curso cumpriram satisfatoriamente os desafios propostos, o que demonstrou a aplicabilidade da metodologia Interad.
Abstract This work presents the development of a design methodology of digital educational material (MEDs). Throughout this study we consider digital resources implemented with the objective related to learning as MEDs. In view of the bibliographical review undertaken, it was seen that studies related to the development of this type of material don't take into account issues related to the design of the graphical interface. On the other hand, the methodologies available for graphic design have a commercial focus, which makes them unsuitable for the implementation of MED. By means of survey of educational studies for the implementation of MED and design methodologies of interfaces in general, insight was gained for the development of a new methodology with an educational focus. The methodology build was tested in a study case done with researchers of Nucleus of Technology applied to Education (NUTED/UFRGS). After this study, the methodology was redesigned and named Interad (Interactive Digital Interfaces applied to Education). As a way to validate the Interad methodology was conducted a training course for the production of MED at the Department of Distance Education (SEAD/UFRGS). As an aid to this course was developed a learning object that presents the methodology with examples and challenges for practical implementation. Students who attended the course satisfactorily met the challenges presented, demonstrating the applicability of the Interad methodology.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32234
Arquivos Descrição Formato
000785781.pdf (5.011Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.