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dc.contributor.advisorRocha Neto, Ivanpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Dayse Benigna Bernardo Araujopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:10Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32271pt_BR
dc.description.abstractO Brasil tem sido desafiado a enfrentar questões estratégicas e complexas nas atividades de ciência, tecnologia e inovação que demandam a formação de redes de pesquisa e Pós-graduação orientadas à redução das disparidades acadêmicas regionais. Conforme proposto na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de 2010, há necessidade de desenvolver metodologias adequadas à avaliação de redes de pesquisa e Pós-graduação como a forma mais avançada de produção do conhecimento e formação de pessoal qualificado, sobretudo para desenvolver Programas de Pós-graduação nas áreas estratégicas e nas tecnologias portadoras de futuro. Nesta dissertação, são apresentados resultados e estatística descritiva da consulta endereçada aos coordenadores de projetos para avaliar o progresso do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras (2007). A metodologia foi de natureza qualitativa, por meio de questões abertas propostas na consulta, comparando com os pareceres da Comissão Julgadora que julgou a renovação dos projetos. Foram também mapeadas as Instituições com potencial para liderar a formação de redes de pesquisa em áreas estratégicas e tecnologias portadoras de futuro, conforme indicadas no Livro Azul da 4ª CNCTI, mediante verificação de ocorrências no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DGP/CNPq) e de cursos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceitos iguais ou superiores a cinco, com potencial para liderar redes cooperativas mais amplas. Teve finalidade exploratória para avaliar os resultados parciais do Procad NF Edição 2007 e investigar sobre o potencial de formação de redes de pesquisa e Pós-graduação. Ainda não foi possível avaliar os impactos desta edição do Programa, porque sua implantação é muito recente e não houve tempo suficiente para maturação dos projetos. A fundamentação teórica que serviu de base para a avaliação foi encontrada na produção científica mais recente relacionada às redes de cooperação acadêmica e nos documentos disponíveis na Capes.pt_BR
dc.description.abstractBrazil has been challenged to face strategic and complex issues concerning science, technology and innovation which demand the constitution of research and graduate programs networks in order to reduce regional academic inequalities. According to the Fourth National Conference of Science Technology and Innovation (2010) there is a need to develop adequate methodologies to assess research networks to improve the scientific production and formation of qualified researchers specially for strategic fields of knowledge and advanced technologies. In this dissertation the results of an inquiry for project coordinators are presented with the purpose to assess the progress of the National Program of Academic Cooperation - New Frontiers, Edition 2007, because it is not yet possible to assess its impacts considering the short time of its implementation. The results and descriptive statistics of a consult addressed to project coordinators are presented for progress assessment of the National Program of Academic Cooperation - New Frontiers (2007). The methodology for assessment was of qualitative nature, including comparison with de assessments by the Committee of Specialists which recommended the renewal of projects. Institutions were mapped with potential for constitution of cooperative networks with focus on strategic areas and advanced technologies as indicated by the Blue Book from the 4th CNCTI through searches in the Directory of Research Groups (DGP) of National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) matched with the graduate programs recommended by Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education (Capes) with grades equal or greater than five with network leadership potential. It was also exploratory on its goals to investigate the potential of formation of research and graduate programs networks. The theoretical basis of the present research was of academic cooperation networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectPrograma Nacional de Cooperação Acadêmica - Ação Novas Fronteiraspt_BR
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectAcademic cooperation networksen
dc.subjectRedes de cooperaçãopt_BR
dc.subjectOpportunitiesen
dc.subjectNew frontiersen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento tecnológicopt_BR
dc.subjectProspective studiesen
dc.subjectStrategic áreasen
dc.subjectAdvanced technologiesen
dc.titleO Programa Nacional de Cooperação Acadêmica-Novas Fronteiras : avaliação de progresso e oportunidades para o futuropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786310pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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