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O Projeto Político Pedagógico do Colégio Militar de Porto Alegre e a sua relação com as aulas de educação física

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O Projeto Político Pedagógico do Colégio Militar de Porto Alegre e a sua relação com as aulas de educação física

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Título O Projeto Político Pedagógico do Colégio Militar de Porto Alegre e a sua relação com as aulas de educação física
Outro título The political-pedagogic project of the military school of porto alegre and its relationship with the physical education classes
Autor Escobar, Marcelo dos Santos
Orientador Fraga, Alex Branco
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Ensino : Rio Grande do Sul
Escolas
Militares
Pedagogia
[en] Military teaching school
[en] Pedagogical proposal
[en] Political-pedagogic project
Resumo Este trabalho tem o objetivo de verificar de que forma o Projeto Político Pedagógico do Colégio Militar de Porto Alegre influencia em suas aulas de educação física e como o professor atua nesse processo, levando em consideração as peculiaridades deste estabelecimento de ensino militar. Desta forma, poderá se colocar em discussão tanto o papel que o professor desempenha, quanto o modelo institucional de ensino desenvolvido pelo Exército Brasileiro e que, através dos anos, vem se constituindo como modelo qualificado de ensino em todo o território nacional. O método de pesquisa utilizado foi o de estudo de casos, através de entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados doze professores de educação física do Colégio Militar de Porto Alegre, sendo um deles, Chefe da Seção de Educação Física. O roteiro de entrevistas foi dividido em três categorias de análise. A primeira possibilitou verificar os diferentes tipos de formação em educação física dos integrantes da Seção de Educação Física. A segunda proporcionou uma visão de como o professor percebe o contexto onde ele ministra suas aulas, uma vez que se trata de um estabelecimento de ensino militar. E a terceira parte mostrou como o professor de educação física do Colégio Militar de Porto Alegre compreende o Projeto Político Pedagógico, de que forma ele entende que participa da sua construção e se, de alguma forma, ele (intencionalmente ou não), relaciona estas questões teóricas com a prática em suas aulas de educação física quando planeja suas aulas. O ensino nos Colégios Militares obedece às leis e regulamentos em vigor no Exército, previstos em portaria do Comandante do Exército (em especial às normas e diretrizes do Departamento de Ensino e Pesquisa, órgão gestor da linha de ensino do Exército), dando um caráter mais institucional do que pedagógico ao ensino. Logo, o Colégio Militar de Porto Alegre apresenta um Projeto Político Pedagógico que ainda está em fase de construção, levando em consideração as transformações pelas quais o ensino vem passando. Estes elementos fazem com que o professor de educação física acabe ministrando suas aulas mais preocupado em cumprir o que é determinado, com relação aos assuntos a serem ministrados, do que em ter um entendimento maior sobre o seu papel na materialização do que está previsto na proposta pedagógica.
Abstract The purpose of this paper is to verify so that the political-pedagogic project of the Military School of Porto Alegre influences in its physical education classes, and, also, how the teacher performs in this process, taking into consideration the peculiarities of this military teaching school. In this way, it could be put into discussion both the role that the teacher performs and the institutional pattern of teaching developed by the Brazilian Army that, through many years, has been setting itself up as a qualified teaching model all over the Brazilian nation. The researching method used was the case studies, through semi-structured interviews. Twelve physical education teachers of the Military School of Porto Alegre were interviewed, and one of them was the Head of the Physical Education Section. The directions of the interview were divided into three categories of analysis. The first one made it possible to verify the different types of formation in physical education of the members of the group of the Physical Education Section. The second one provided a view of how the teacher perceives the contest where he/she gives his/her classes, seeing that it is a military teaching school. And the third part showed how the physical education teacher of the Military School of Porto Alegre understands the Political-Pedagogic Project, so that how much he/she is aware of his/her participation in its construction and if, by no means, he/she ( intentionally or not ), relates these theoretical topics with the practicing part in his/her physical education classes when he/she plans the ones. The education in the Military Schools obey the Army laws and regulations that are in effect, foreseen in edict by the Army Commander ( in special to the rules and standards of behavior of Teaching and Researching Department, the teaching method of the Army ), giving a more institutional than pedagogical aspect to the way of teaching. Therefore, the Military School of Porto Alegre presents a Political-Pedagogic Project that is still being built, taking into consideration the transformations that the education is suffering. These components make the physical education teacher teaches his/her classes much more worried in carrying out what is determined, in relation to the subjects to be taught, rather than having a greater understanding of his/her role in the materialization of what is foreseen in the pedagogical proposal.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32277
Arquivos Descrição Formato
000784158.pdf (1.918Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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