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dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Rafael Rodrigues Kráspt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:21Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32285pt_BR
dc.description.abstractEste estudo transversal, de corte qualitativo e descritivo tem por objetivo analisar o método de ensino mais utilizado pelos professores nas escolinhas de Futsal. Participaram da pesquisa quatro professores de escolinhas de Futsal, sendo cada um de um local diferente e as turmas de cada educador eram distintas. As análises das aulas feitas se deram através de descrição das aulas, tempo transcorrido de cada exercício, relacionado ao seu tipo de método, e aceitação dos alunos. Os dados demonstraram que a Forma centrada no jogo formal é a mais utilizada quando se trata de iniciação em escolinhas de Futsal de Porto Alegre. O jogo aplicado é de modo formal, não ocorrendo intervenções e possui alunos no revezamento. O estudo mostra também que a dimensão Outros (Alongamentos, conversa, aquecimento sem bola e recreativo sem bola) ocupa um grande espaço da aula, indicando uma tendência a metodologia tradicional, não priorizando as metodologias que visam estimular a tomada de decisão e a inteligência tática.pt_BR
dc.description.abstractThis cross-sectional study of a qualitative and descriptive aims to analyze the teaching method most used by teachers in schools of Futsal in Porto Alegre. Four teachers participated in the survey of schools of soccer, each one a different location and the courses were different for each educator. The analyses of the lessons made were through the description of classes, elapsed time of each exercise, related to your type of method, and acceptance of students. The data showed that the central forms in formal game is the most used when it comes to initiation schools of Futsal in Porto Alegre. The game is formally used, and there were no interventions and has students in the relay. The study also shows that the size Other (Stretching, conversation, recreational and heating without the ball and recreation without the ball) occupies a large space of the class, indicating a tendency to traditional methodology, not prioritizing the methodologies aimed at stimulating the decision-making and tactical intelligence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectAcademiesen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFutsalen
dc.subjectInitiationen
dc.subjectMethoden
dc.subjectMethodologyen
dc.titleAnálise dos métodos de ensino utilizados em escolinhas de futsal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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