Repositório Digital

A- A A+

Corrida de rua : um estudo sobre os motivos de adesão e permanência de corredores amadores de Porto Alegre

.

Corrida de rua : um estudo sobre os motivos de adesão e permanência de corredores amadores de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Corrida de rua : um estudo sobre os motivos de adesão e permanência de corredores amadores de Porto Alegre
Autor Gonçalves, Gabriel Henrique Treter
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Atividade física
Corrida
Motivação
Treinamento
Resumo O tema central deste presente estudo trata dos motivos que levam os indivíduos à prática regular de atividade física. O objetivo geral do estudo é descrever e comparar os índices obtidos para as seis dimensões motivacionais contempladas pelo Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAFE-132) (BALBINOTTI, 2009) em dois grupos de corredores de rua com diferentes tempos de prática. A amostra foi composta por 55 indivíduos (25 no Grupo Adesão e 30 no Grupo Permanência), de ambos os sexos, na faixa etária de 22 a 64 anos. Os resultados apresentaram a Saúde como dimensão que mais representa o motivo de adesão e permanência na corrida de rua. O Prazer apresenta-se como a segunda dimensão para ambos os grupos, no entanto, indissociável estatisticamente da Saúde no grupo com mais de um ano prática. Diferenças significativas foram evidenciadas nas dimensões Sociabilidade e Competitividade, representando fatores que motivam mais os indivíduos do grupo de atletas experientes. Estes resultados demonstram uma maior motivação por parte destes indivíduos, tanto para adesão quanto para permanência, de caráter extrínseco (Saúde). No entanto, a permanência parece apresentar resultados mais elevados de caráter intrínseco (Prazer e Sociabilidade). A Competitividade e a Sociabilidade parecem ser fatores que auxiliam de alguma forma a manutenção da prática. Desta forma, este estudo visa contribuir com o treinamento deste tipo de público, identificando os interesses dos praticantes e, com isso, auxiliando treinadores a planejarem seus treinos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32290
Arquivos Descrição Formato
000785234.pdf (1.799Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.