Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marco Antonio Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:24Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32293pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata da conceituação e apresentação das características de um esporte amplamente praticado principalmente nos países da Europa, nos Estados Unidos, na Austrália, China e outros e em grande crescimento de adeptos no Brasil. O estudo tem por objetivo, remontar um resumo histórico e por uma analogia dos principais papéis da Educação Física no Brasil, guiado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/97) e Referenciais com as possibilidades pedagógicas e interdisciplinares promovidas pelo esporte Orientação, realizar uma proposta de inserção desta disciplina no currículo escolar aos moldes de vários países europeus.pt_BR
dc.description.abstractThe present study deals with the conceptualization and presentation of the characteristics of a sport widely practiced mainly in European countries, United States of America, Australia, China and other and huge growth of fans in Brazil. The study aims, reassemble a historical brief and by analogy for one of the major roles of Physical Education in Brazil, led by the Law of Directives of Bases (LDB/96 - Lei de Diretrizes de Bases), National Curriculum Parameters (PCN/97 – Parâmetros Curriculares Nacionais) and Benchmarks with the possibilities pedagogical and interdisciplinary promoted by the sport Orienteering, make a proposal for inclusion of this discipline in the school curriculum like in many European countries.en
dc.description.abstractEl presente estudio aborda la conceptualización y la presentación de las características de un deporte ampliamente practicado principalmente en los países europeos, Estados Unidos de América, Australia, China y otros y en gran crecimiento de fans en Brasil. El estudio pretende, volver a montar un resumen histórico y, por analogía, de las principales funciones de la Educación Física en Brasil, dirigido por la Ley de Directrices de Bases (LDB/96 - Lei de Diretrizes de Bases), Parámetros Curriculares Nacionales ( PCN/97 - parametros Curriculares Nacionais) y Referenciales con las posibilidades pedagógicas e interdisciplinariedad que promueve el deporte de Orientación, hacer una propuesta para la inclusión de esta disciplina en el currículo escolar como en muchos países europeos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrienteeringen
dc.subjectEsporte de orientacaopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSportsen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectOrientaciónes
dc.subjectDeporteses
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectPlan de estúdioses
dc.subjectLa educación físicaes
dc.titleEsporte orientação : conceituação, resumo histórico e proposta pedagógica interdisciplinar para o currículo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784139pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples