Repositório Digital

A- A A+

A prática do vôlei de praia no Rio Grande do Sul

.

A prática do vôlei de praia no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática do vôlei de praia no Rio Grande do Sul
Autor Maria Isabel Klaes Michael
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Esportes : Rio Grande do Sul : Brasil
Voleibol : História
Resumo O presente trabalho tem como objetivo descrever como se desenvolveu a história do Vôlei de Praia no Rio Grande do Sul no período entre 1990 e início do novo século. Para atingir esse propósito, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema para definir o que é o vôlei de praia, suas características e suas origens. Além disso, foram consultados jornais, revistas, sites e coletados depoimentos orais de atletas e de um treinador. A apreciação das informações indicou que o vôlei de praia começou a ser praticado no Estado no início da década de 1990, onde tiveram início as primeiras competições oficiais. A principal dificuldade encontrada para a prática deste esporte no Rio Grande do Sul foi a falta de patrocínio, tanto para atletas amadores quanto profissionais. Por outro lado, houve também um crescimento do vôlei de praia, através da promoção de eventos tanto na capital como no interior do Estado, incentivados pelas conquistas olímpicas. Tais acontecimentos despertaram um maior interesse pela prática deste esporte no Estado, verificando-se, assim, um aumento significativo no número de praticantes no início do século XXI.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32294
Arquivos Descrição Formato
000784144.pdf (356.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.