Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMonteiro, Alberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPampilion, Milena Reispt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32314pt_BR
dc.description.abstractO esporte constitui-se como um dos principais fenômenos sociais contemporâneos que se estabeleceu como um privilegiado campo de intervenção, não só nos aspectos específicos da sua prática (técnica), mas também do ponto de vista educativo e sócio-cultural (RÚBIO, 2002). Todos sabem sobre os benefícios da prática esportiva para a saúde, porém especialmente para nós, educadores, também, é importante compreendermos de que forma o esporte transmite valores aos sujeitos envolvidos. Segundo Martinelli (1998) o conceito de valor é vasto, para a autora os valores são os fundamentos que constituem a consciência humana. Para Garcia (2005, p.18) “o valor pode ser entendido como uma maneira de ser ou de agir que uma pessoa ou instituição reconhece como ideal”. O objetivo deste trabalho é averiguar através da revisão de parte da literatura existente, se o esporte contribui para o desenvolvimento de valores em crianças e jovens. Os autores demonstram que o esporte vem se provando, dentro dos princípios aplicados pela educação através esporte, uma via poderosa e privilegiada para desenvolver o potencial de crianças e jovens. O resultado das pesquisas já realizadas nesta área, demonstram que o esporte por si só, possui valores intrínsecos, mas para que possam ser assimilados e internalizados pelos indivíduos, a intervenção do professor é fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThe sport is as a major contemporary social phenomena that has established itself as a privileged field of intervention, not only in specific aspects of their practice (technical), but also in terms of education and socio-cultural (Rubio, 2002). Everyone knows about the benefits of sport for health, but especially for us teachers, too, is important to understand how the sport transmits values to the subjects involved. According to Martinelli (1998) the concept of value is large, for the author values are the fundamentals of human consciousness. For Garcia (2005, p.18) "the value can be understood as a way of being or acting that a person or institution recognized as an ideal." The objective of this study is to determine through review of part of existing literature, the sport helps develop values in children and young people. The authors demonstrate that the sport is proving, within the principles applied by the education through sport, through a powerful and privileged to develop the potential of children and youth. The results of previous studies in this area show that the sport itself has intrinsic value, but that can be assimilated and internalized by individuals, the teacher's intervention is crucial.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectSportsen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectValuesen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleA influência da prática esportiva no desenvolvimento de valores em crianças e jovenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples