Repositório Digital

A- A A+

O futebol feminino no discurso de homens estudantes de educação física

.

O futebol feminino no discurso de homens estudantes de educação física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O futebol feminino no discurso de homens estudantes de educação física
Autor Trepte, Paula Flores
Orientador Monteiro, Alberto de Oliveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto Futebol
Mulheres
Preconceito
Resumo O futebol feminino surgiu no Brasil na década de 90, e sempre teve muitos obstáculos para sua evolução. A sociedade rotulou a mulher com um ser frágil e delicado, logo elas sofrem muito preconceito por estarem numa prática culturalmente masculina. O futebol feminino em diversos países já é largamente difundido e bem estruturado, porém no Brasil ainda caminha com passos pequenos neste desenvolvimento. Esta pesquisa objetivou identificar qual a visão do homem estudante de educação física em relação ao futebol feminino e a mulher praticante. Especificamente, buscou analisar se existe algum tipo de preconceito acerca deste tema. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, na qual a entrevista semi-estrutura é o instrumento para captação das informações. Para o estudo foram entrevistados 10 homens estudantes de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa foi realizada a partir das informações geradas pelo conteúdo do diálogo (utilizando, para isso, a análise de conteúdo de Bardin) com os entrevistados em confronto com a literatura. O resultado do estudo foi dividido em cinco categorias: 1. Mulher masculinizada, 2. ‘Futebol é coisa pra macho?’, 3. Futebol feminino na mídia, 4. Mulher no futebol, porque e pra quê? e 5. Preconceitos. A partir da delimitação destas categorias ficou claro que o preconceito da sociedade em relação ao futebol feminino e à mulher praticante ainda existe, entre os estudantes de educação física ele acontece numa escala menor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32341
Arquivos Descrição Formato
000786399.pdf (318.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.