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A relação teoria do conhecimento e trebalho pedagógico : um estudo de caso sobre os professores da ESEF/UFRGS

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A relação teoria do conhecimento e trebalho pedagógico : um estudo de caso sobre os professores da ESEF/UFRGS

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Título A relação teoria do conhecimento e trebalho pedagógico : um estudo de caso sobre os professores da ESEF/UFRGS
Autor Oliveira, Caroline Canabarro de
Orientador Fonseca, Laura Souza
Co-orientador Brauner, Mario Roberto Generosi
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Professor : Ensino superior
Projeto pedagógico
Teoria do conhecimento
[en] ESEF/ UFRGS professors
[en] Knowledge theory
[en] Pedagogic work
Resumo O presente trabalho se insere no grupo Trabalho e Formação Humana (FACED – UFRGS). Tem por objetivo analisar quais teorias do conhecimento podem ser identificadas como orientadoras do trabalho pedagógico dos professores da ESEF/UFRGS. Como problema orientador dessa pesquisa, formulamos: qual(is) teoria(s) do conhecimento colaboram com o trabalho pedagógico dos professores dos cursos de Educação Física da UFRGS? Para respondê-la, procura-se, utilizando o materialismo histórico-dialético, apontar: a) a relação do trabalho como condição necessária para humanização do ser humano; b) a influência dos modos de produção na concepção do conhecimento socialmente produzido; c) a historicidade das teorias pedagógicas em nosso país, bem como as abordagens pedagógicas da educação física; d) a história da ESEF; e) o trato da formação de professores de educação física; f) e as aproximações conceituais. Trata-se de um estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de informações: análise de conteúdo, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Analisaram-se os planos de ensino das disciplinas e as últimas publicações dos sujeitos da pesquisa, sendo estes os professores da ESEF/UFRGS. Foram feitas, ao todo, quatro entrevistas, uma com cada professor, totalizando, aproximadamente, quatro horas e meia de gravação. Ao final do trabalho de campo, analisamos as informações coletadas através da triangulação de dados, o que, juntamente com as concepções prévias e a materialidade do campo, nos levaram a diversas categorias que nos fazem melhor compreender e responder nosso problema de pesquisa. Concluímos que é possível identificar a relação teoria do conhecimento e trabalho pedagógico, visto que ambas são influenciadas pelo método, ou visão de mundo de cada professor, porém necessitamos avançar em nossos estudos para que possamos afirmar quais teorias orientam os professores da ESEF/UFRGS. Acreditamos que há necessidade de se repensar a organização e o trabalho destes, para que possam colaborar na formação de professores de educação física, buscando uma práxis crítica e superadora da ordem vigente.
Abstract This paperwork is related to the research of the group Work and Human Development (FACED – UFRGS). Its main goal is to analyze which knowledge theories can be identified as a guide for the pedagogic work of ESEF/UFRGS professors. The problem that orients this research is: which knowledge theory (or theories) help the pedagogic work of the professors of Physical Education at UFRGS? To answer it, using materialism historical-dialectic, it will be shown: a) the relation of working as a necessary condition for humanization of human beings; b) the influence of production ways in the conception of knowledge socially produced; c) the history of pedagogic theories in our country, as well as the approach related to physical education; d) the history of ESEF; e) the way physical education professors are trained; f) and conceptual definitions. This is a case study and the tools used to collect information were: content analysis, semi-structured interview and focal group. Teaching plans of the disciplines were analyzed and the last publications of the people researched – ESEF/UFRGS professors. A total of four interviews were made, one with each professor, giving about four hours and a half of interview records. At the end of the interviews, information collected was analyzed through data triangulation. The analysis of the information took to several categories that help to understand and answer the problem that this research proposes to answer: the relation knowledge theory and pedagogic work, academic productivity, professors training, insight of professor role, disarticulation between the disciplines and others. The conclusion is that it‟s possible to identify a relation between knowledge theory and pedagogic work, since both are influenced by the method, or worldview of each professor. We believe that it‟s necessary to rethink the organization of the professors‟ work, in such way that could help in their training and formation, seeking a critical praxis and surpassing current order.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32345
Arquivos Descrição Formato
000786419.pdf (799.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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