Repositório Digital

A- A A+

O Humaitá de ontem, de hoje e de amanhã : as transformações socioambientais de um bairro de Porto Alegre, RS.

.

O Humaitá de ontem, de hoje e de amanhã : as transformações socioambientais de um bairro de Porto Alegre, RS.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Humaitá de ontem, de hoje e de amanhã : as transformações socioambientais de um bairro de Porto Alegre, RS.
Autor Martins, Danielle Paula
Orientador Basso, Luis Alberto
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Geografia ambiental
Geografia social
Geografia urbana
Humaitá (Porto Alegre, RS)
[es] Humaitá
[es] Sociales y las transformaciones del medio ambiente
Resumo O presente estudo aponta aspectos relativos a dinâmica de crescimento urbano do bairro Humaitá, a partir de 1960 quando datam as primeiras intenções da cidade em ocupar essa área. Apresentam-se as transformações socioambientais que esse espaço passou, as características atuais e a projeção de futuro, com base nos projetos e investimentos previstos. Foram utilizados vários instrumentos para a construção dessa dissertação, que é caracterizada como uma pesquisa qualitativa. Dentre os instrumentos, a pesquisa bibliográfica, análise histórica, observação participante e entrevistas. Ao total, foram realizadas 44 entrevistas com moradores, através do método snow-boll. Os principais apontamentos indicam que o bairro possui uma comunidade com características únicas, apesar dos problemas de segregação residencial urbana identificados. Os moradores do local apresentam baixo conhecimento a respeito do seu bairro. O bairro está passando por transformações em função da chegada de novos empreendimentos, fato que tem motivado os habitantes locais. Foi constatado que os moradores têm forte relação com o Parque do bairro, porém não reconhecem a importância do banhado. Foram identificados alguns impactos ambientais como o destino dos resíduos sólidos e a qualidade dos corpos hídricos.
Resumen Este estudio señala los aspectos de la dinámica del crecimiento urbano en el barrio de Humaitá, desde 1960, fecha en que las primeras intenciones de ocupar la ciudad en esa zona. También se discuten las transformaciones sociales y ambientales que el espacio ahora, las características actuales y proyección de futuro basado en proyectos y la inversión. Varios instrumentos se utilizaron para la construcción de esta tesis, que se caracteriza como una investigación cualitativa. Entre los instrumentos, la literatura, el análisis histórico, la observación participante y entrevistas. En total, 44 se realizaron entrevistas con los residentes, a través del método snow-boll. Los puntos más importantes indican que la zona cuenta con una comunidad con características únicas, a pesar de los problemas de la segregación urbana residencial identificado. Los residentes locales tienen el conocimiento suficiente acerca de su barrio. El barrio está sufriendo cambios debido a la llegada de nuevas empresas, un hecho que ha motivado a los lugareños. Se señaló que los residentes tienen una fuerte relación con el distrito de parques, pero no reconoce la importancia del humedal. Los impactos ambientales han sido identificados como el destino de los residuos sólidos y la calidad de las masas de água.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32621
Arquivos Descrição Formato
000782677.pdf (8.198Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.