Repositório Digital

A- A A+

Estudo de evidências de validade do Teste de Retensão Visual de Benton

.

Estudo de evidências de validade do Teste de Retensão Visual de Benton

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de evidências de validade do Teste de Retensão Visual de Benton
Autor Lavratti, Claudia
Orientador Salles, Jerusa Fumagalli de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Avaliacao neuropsicologica
Memória
Neuropsicologia
Resumo É marcante a carência de instrumentos de avaliação neuropsicológica válidos, fidedignos, padronizados e normatizados para a população brasileira. Por esta razão, o presente estudo teve por objetivo investigar evidências de validade convergente para o Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT), o qual encontra-se em processo de normatização e validação para a população brasileira. Para tal, os resultados obtidos no BVRT foram correlacionados com os do teste Figuras Complexas de Rey, sendo ambos instrumentos de avaliação de memória visual e praxia. Participaram do estudo 30 adolescentes saudáveis, de ambos os sexos, com idade entre 15 e 17 anos, estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. Foram aplicados um questionário de dados sócio-demográficos, culturais e de condições de saúde; o teste Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral; a Escala Beck de Depressão (BDI); o BVRT; e o teste Figuras Complexas de Rey. Os dados foram analisados pelos testes de correlação de Pearson e de Spearman. Os resultados indicaram correlação significativa, com magnitude variando entre moderada e fraca, entre os escores no BVRT e os do Teste Figuras Complexas de Rey, o que indica evidência de validade do instrumento em estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32824
Arquivos Descrição Formato
000788219.pdf (153.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.