Repositório Digital

A- A A+

Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações

.

Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vida escolar dos adolescentes e seu bem-estar pessoal em diferentes âmbitos da vida (PWI) : possíveis relações
Autor Stein, Paloma
Orientador Castellá Sarriera, Jorge
Co-orientador Paradiso, Ângela Carina
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Escolar.
Assunto Adolescente
Bem-estar
Escola
Psicologia escolar
Qualidade de vida
Resumo Este trabalho forma parte de uma pesquisa maior que investigou o bem-estar adolescente. O recorte feito aqui trata de analisar as relações entre bem-estar pessoal e aspectos da vida escolar em 1229 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos (M=14,5; D.P.= 1,38), residentes em diferentes cidades no Rio Grande do Sul. O bem-estar pessoal é um componente fundamental da qualidade de vida (QV) que tem sido amplamente estudado em diversos países pela sua relevância social. Alguns estudos apontam para a necessidade de aprofundamento sobre a percepção dos adolescentes sobre seu bem-estar. A escola é um dos locais em que os jovens passam grande parte do seu tempo, assim torna-se importante verificar as relações entre bem-estar pessoal, auto-percepções positivas de adolescentes sobre o seu desempenho como estudante e satisfação destes com a vida escolar. Foi utilizado um questionário com dados biossociodemográficos dos participantes, a escala de PWI, itens relacionados à vida escolar retirados de escalas mais amplas, aqui denominados de satisfação escolar e auto-conceito escolar, e um item único que mede a satisfação global com a experiência de estudante. Análises de regressão linear múltipla verificaram que a satisfação escolar explica 38% do bem-estar pessoal dos adolescentes (R2aj 0,38, p<0,001), enquanto o autoconceito escolar e a satisfação global com a experiência de estudante não mostraram relações com esse aspecto. Conclui-se que a forma como o adolescente avalia sua satisfação com a vida escolar influencia sua visão de bem-estar pessoal. Por outro lado, seu autoconceito escolar e a forma como ele julga que seus professores o percebem como aluno não contribuem para o seu bem-estar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32833
Arquivos Descrição Formato
000787272.pdf (334.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.