Repositório Digital

A- A A+

Benefício subjetivo na adaptação de aparelhos auditivos em adultos e idosos

.

Benefício subjetivo na adaptação de aparelhos auditivos em adultos e idosos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Benefício subjetivo na adaptação de aparelhos auditivos em adultos e idosos
Autor Piccoli, Suzana Campos de Avila
Orientador Salles, Jerusa Fumagalli de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Adulto
Audição
Auxiliares de audição
Idoso
Neuropsicologia
Perda auditiva
Resumo Uma perda auditiva pode ocorrer em diferentes etapas do desenvolvimento. Em adultos e idosos, o impacto na comunicação repercute nas esferas profissional, social e familiar. Uma alternativa de reabilitação é a adaptação de aparelhos auditivos, cujo benefício pode ser avaliado subjetivamente através de protocolos padronizados. Este estudo teve como objetivos descrever, comparar e relacionar o perfil audiológico e o benefício subjetivo obtido por adultos e idosos no início do processo de adaptação de aparelhos auditivos. Foram avaliados 51 participantes entre 18 a 86 anos, sendo 30 do sexo feminino. Entre os participantes, 30 apresentavam mais de 60 anos. Os instrumentos utilizados foram um protocolo de dados sociodemográficos e audiológicos e o protocolo Self-Assessment of Communication (SAC) de autoavaliação da comunicação. Verificou-se que após o uso dos aparelhos, a intensidade do grau da perda auditiva foi diminuída. Não houve diferenças significativas quanto ao gênero, em relação às dificuldades comunicativas autorelatadas. Quanto à idade, algumas questões apontaram um maior número de queixas entre os idosos, o que pode estar relacionado à ocorrência de presbiacusia nestes participantes. Verificou-se a presença de muitas queixas subjetivas de dificuldades de comunicação, provavelmente devido ao pouco tempo de uso dos aparelhos. O estudo traz contribuições à Fonoaudiologia e à Neuropsicologia, pois permite a avaliação ecológica do benefício obtido com aparelhos auditivos. Os instrumentos podem ser aplicados por profissionais de diversas áreas, que atendem esta parcela da população e permitem a realização de estudos mais abrangentes sobre a repercussão das perdas auditivas na idade adulta e no envelhecimento.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32834
Arquivos Descrição Formato
000787856.pdf (171.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.