Repositório Digital

A- A A+

A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna

.

A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A intertextualidade na comédia : a presença de Plauto em Molière e Suassuna
Autor Costa, Mariana Donner da
Orientador Rebello, Lúcia Sá
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Comédia
Comicidade
Critica e interpretacao
Intertextualidade
Literatura comparada
Molière 1622-1673. Avarento
Personagem
Plauto 254?-184 A.C. Aulularia
Suassuna, Ariano 1927-2014. O santo e a porca
Teatro
[en] Comic effects
[en] Intertextuality
[en] Molière
[en] Plauto
[en] Suassuna
Resumo Este trabalho tem como tema a relação intertextual entre peças teatrais de Plauto, Molière e Suassuna estabelecida a partir da recorrência de temas e de caracteres desenvolvidos pelo comediógrafo romano na composição da comédia clássica. Para a contextualização das comédias na história e na literatura, foi abordada a questão do riso e do cômico ao longo dos séculos, bem como a relevância e a originalidade de cada um dos autores no panorama teatral. Como objeto de análise comparativa, foram tomadas as peças A Aululária, de Plauto; O Avarento, de Molière; e O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. A proposta deste estudo é mostrar como temas e personagens elaborados por Plauto foram relidos, transformados e integrados à obra de Molière e, posteriormente, à de Suassuna. No confronto entre as obras foi considerada a inovação e a reutilização de efeitos cômicos empregados pelos autores, de acordo com as teorias sobre a comicidade de Bergson e de Propp. A intertextualidade foi o conceito-chave para a análise de aspectos pontuais recorrentes entre as peças, em especial o personagem do avarento.
Abstract The present work discusses intertextual relations between theater plays by Plauto, Molière and Ariano Suassuna starting from recurrent themes and characters developed by the classical Roman comediographer. In order to place comedies in a proper historical and literary context, the development of laughter and the comic throughout the centuries as well as relevant and original traits contributed by each of the three playwrights have been analysed. The plays Aulularia (The Pot of Gold) by Plauto, O Avarento (The Miser) by Molière, and O Santo e a Porca (The Saint and the Sow) by Ariano Suassuna were compared in order to show how themes and characters created by Plauto were re-read, transformed and assimilated by Molière and later on by Suassuna. Concepts such as innovation and reworking of comic effects employed by the authors were analysed according to Bergson’s and Propp’s theory of the comic. Intertextuality was as a key concept in the analysis of these recurrent theatrical aspects – in particular the character of the Miser.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32839
Arquivos Descrição Formato
000787147.pdf (294.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.