Repositório Digital

A- A A+

A influência dos fatores sócio-culturais nas decisões de investimento de capital e na rentabilidade da pequena indústria

.

A influência dos fatores sócio-culturais nas decisões de investimento de capital e na rentabilidade da pequena indústria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência dos fatores sócio-culturais nas decisões de investimento de capital e na rentabilidade da pequena indústria
Autor Previdelli, Jose de Jesus
Orientador Motta, Jose de Jesus Delayti
Data 1981
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Investimento : Capital : Rentabilidade : Fatores socio-culturais : Empresa : Pequena : Parana
Resumo O presente trabalho tem como objetivo a identificação das relações entre fatores sócio-culturais, decisões de investimento de capital e rentabilidade na pequena empresa industrial paranaense. A hipótese substantiva deste estu do á a de que esses fatores afetam as decisões de investimen to de capital e a rentabilidade. O argumento básico teve como suporte a observação de que o pequeno empresário, ao tomar decisões, o faz abstraindo- se dos aspectos racionais do processo decisório, uma vez que este não tem acesso aos diversos mecanismos que permite reduzir ou mesmo anular o nivel intuitivo que tem sido uma caracteritica desse processo. Como consequência, o pequeno empresário passa a ser influenciado por um conjunto de fatores sócio-culturais identificados por elementos como: o sistema educacional, as diferenças etárias, o nivel sócioeconômico, a comunicação coletiva, a orientação para o fatalismo, a orientação para o status social, a importância atri buída à familia e a satisfação em relação ao trabalho. Já que a rentabilidade da pequena indústria á decorrente dos investimentos efetuados, o estudo assumiu que esta também á influenciada, via decisão de investimento, pelos referidos fatores sócio-culturais. A consistencia do trabalho foi subsidiada pela anã lise desenvolvida e que se caracterizou por dois momentos distintos: primeiramente, elaborou--se um referencial com o objetivo de identificar o suporte teórico que sustentaria as hipóteses de tabalho; a segunda fase consistiu no teste das hipóteses, através de instrumentos quantitativos. Essa analise foi desenvolvida sobre =mestra ams tituída por 201 pequenas empresas localizadas no Estado do Paraná, cujos dirigentes representavam elementos oriundos dos seis grupos étnicos escolhidos para o trabalho, ou seja, bra sileiros, alemães, italianos, japoneses, poloneses e sírio-libaneses. Os resultados geraram conclusões que permitem acei tar serem os dirigentes das pequenas indústrias influenciados diferentemente nas suas decisões de investimento de capital, com reflexos na rentabilidade da empresa, pelos fatores sócio-culturais arrolados. Por outro lado, os resultados demonstraram que existem divergências quanto ao nível de influencia exercida sobre as variáveis dependentes dentro dos grupos étnicos, isto é, algumas variáveis sócio-culturaistõm maior influência sobre as variáveis dependentes em um determinado grupo e menor em outro. Da mesma forma, o estudo pro põe que as causas desta diferenciação estão, provavelmente, no sistema de valores que determinam a cultura dos referidos grupos.
Abstract This studyaims at identifyng the relationships among socio-cultural aspects, capital investment decisions and lucrativeness ins Paraná's small industrial enterprises. It is our substantive hypothesis that these socio-cultural factors do affect both capital investment decicions and profita bility. Our basic argument is based upon the observed fact that the small entrepreneur, whem acting as a decision maker, does it without taking into account the rational aspects of the decision-making process. Since he does not have access to the operational tools which make it possible to either reduce or eliminate the intuitiveness which characterizes the process. As a consequence of this, the small entrepreneur is subjected to the influences of social-cultural aspects such as education, age, socio-economic levei, collective communication, orientation towards fatalism, orientation towards social status, family importance, and job satisfaction. Having in sight that lucrativeness in the small industries is dependent upon the investments leveis, this study assumed that the former is also affected, via investment decisions, by the above mentioned socio-cultural aspects. The study has been developed intwo phases: in the first one a bibliographical research was done in order to estabilish a theoretical framework to support the working hypothesis; the second one consisted in testing the established hypotheses through statistical procedures. The statistical analysis was performed on data collected from a sample of 201 small industries in the Paraná State, and whose directors carne from the ethnic groups consid ered: Brazilians, Germans, Italians, Japoneese, Polishes and Syrian-Lebaneeses. The analysis have shown that it is possible to accept the fact that the small entrepreneurs decisions regard ing capital investment, which in turn affect the enterprise's profitability, are differentially affected by the mentioned socio-cultural aspects. On the other hand, the results also show that there are divergencies as to the influence leveis of the factors upon the dependent variates within the ethnic goui3s, i.e., some so cio-cultural factors have a greater influence upon the depend ent variates in a certaim group and smaller one in another. By the same token, the study supposes that causes for this differences are, probably, in the value system determining each ethnic group culture.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32844
Arquivos Descrição Formato
000144096.pdf (3.264Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.