Repositório Digital

A- A A+

Os cânticos de guerra de grupos Kaingang na grande Porto Alegre

.

Os cânticos de guerra de grupos Kaingang na grande Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os cânticos de guerra de grupos Kaingang na grande Porto Alegre
Autor Arnt, Mônica de Andrade
Orientador Lucas, Maria Elizabeth da Silva
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Cântico de guerra
Índios kaingang
Música e mitologia
Resumo Esta pesquisa apresenta a etnografia e a análise das performances coreográfico-musicais de grupos indígenas Kaingang da região metropolitana de Porto Alegre. Busca-se relacionar características musicais com a cosmologia desta sociedade e os processos étnico e de luta pela terra vividos pelas comunidades Kaingang atualmente. Tais performances costumam ocorrer em cerimônias públicas, nas quais o grupo dança e canta para públicos formados por não-indígenas. O confronto entre diferenças culturais e entre interesses políticos que caracteriza estes contextos rituais é fundamental na compreensão de sua constituição. Os “cânticos de guerra” remetem ao passado histórico-mítico da sociedade Kaingang, quando os antigos guerreavam com outros grupos indígenas. Impossibilitados de guerrear com seus inimigos tradicionais, os Kaingang têm acionado o “cântico de guerra” como um sinal diacrítico que, combinado a outros, comunica sua identidade, cujo reconhecimento pela sociedade nacional é fundamental no processo de reivindicação dos direitos originários, especialmente de ocupação dos territórios tradicionais. A análise da expressão musical produzida em tais performances, que articulam as estruturas prescritivas da mitologia com as contingências de sua luta na urbe, contribui para a compreensão da cosmologia Kaingang e, em um nível mais amplo, das problemáticas que relacionam territorialidade e visibilidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/32862
Arquivos Descrição Formato
000788273.pdf (1.201Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.