Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRiesgo, Rudimar dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGolendziner, Selmapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-12T01:18:21Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32872pt_BR
dc.description.abstractA literatura sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) menciona as alterações de linguagem como uma das características mais importantes do transtorno. O vocabulário expressivo é um aspecto importante da linguagem verbal e um tema ainda pouco explorado no TEA. Seu conhecimento e descrição podem auxiliar tanto no diagnóstico quanto no processo terapêutico desta população. Por essa razão, foi realizado um estudo transversal com 24 crianças e adolescentes com TEA de idade entre sete e 17 anos com objetivo de caracterizar o vocabulário expressivo descrevendo o tipo de substituição, quando ocorrer. A avaliação do vocabulário expressivo foi realizada com a utilização do Subteste 1A (Vocabulário) do Teste 1: Compreensão Verbal e Conhecimento da Bateria Woodcock-Johnson III, na versão brasileira. No total de 40 figuras, a média de respostas corretas foi de 14,2±4,9, de respostas com substituição foi de 15±6,1 e que não souberam responder foi de 10,6±6,6. Quanto às respostas com substituição, encontraram-se 361 episódios: 112 (31%) por semelhança visual, 82 (22,7%) por perífrase, 69 (19,1%) por co-hipônimo, 31 (8,6%) por vocábulo não pertinente, 25 (6,9%) por merônimo, 22 (6,1%) por associação entre dois objetos, 9 (2,5%) por perseveração, 6 (1,17%) por hiperônimo, 4 (1,1%) por holônimo, 1 (3%) por designação não verbal e nenhum vocábulo foi substituído por hipônimo. Houve uma tendência de acertos decrescente, sugerindo que o teste cumpre seu objetivo de rastrear o nível de vocabulário. Crianças e adolescentes com autismo, que conseguiram alcançar a linguagem verbal, têm condições de adquirir um vocabulário expressivo adequado.pt_BR
dc.description.abstractLiterature about Autism Spectrum Disorder (ASD) mentions language alterations as one of the most important characteristics of the disorder. The expressive vocabulary is an important aspect of verbal language and it is not much explored in ASD. Its knowledge and description may help in the diagnosis and the therapeutic process of this population. For this reason, it was performed a cross-sectional study with 24 children and adolescents with ASD, aged between seven and 17 years, with the aim of characterizing the expressive vocabulary, describing the type of substitution, when it is presented. The assessment of expressive vocabulary was performed using the 1A subtest (Vocabulary) Test 1: Verbal Comprehension and Knowledge Battery Woodcock-Johnson III. In a total of 40 pictures, the average number of correct answers was 14.2±4.9, answers with substitution 15±6.1 and without answer was 10.6±6.6. About answers with substitution, 361 episodes were found: 112 (31%) by visual similarity, 82 (22.7%) by periphrasis, 69 (19.1%) by co-hyponym, 31 (8.6%) by non-pertinent word, 25 (6.9%) by meronym, 22 (6.1%) by association between two objects, 9 (2.5%) by perseveration, 6 (1,17%) by hyperonym, 4 (1.1%) by holonym, 1 (3%) by non-verbal designation and no word was substituted by hyponym. There was a tendency of decreasing items, suggesting that the test accomplished its objective of tracking the level of vocabulary. The data show that subjects in the sample had an appropriate expressive vocabulary.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectVocabularyen
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectPatologia da fala e linguagempt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleCaracterização do vocabulário expressivo em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGomes, Erissandrapt_BR
dc.identifier.nrb000786630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples