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A literatura de cordel no século XXI : novas e velhas linguagens na obra de Klévisson Viana

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A literatura de cordel no século XXI : novas e velhas linguagens na obra de Klévisson Viana

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Título A literatura de cordel no século XXI : novas e velhas linguagens na obra de Klévisson Viana
Autor Jahn, Lívia Petry
Orientador Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Cânone literário
Cordel
Critica e interpretacao
Folclore nordestino
Folkcomunicação
Linguagem
Literatura de cordel brasileira
Literatura popular
Viana, Klévisson, 1972-
[en] Canon
[en] Cordel (string) literature
[en] Folkcomunication
[en] Klévisson Viana
[en] Performance
Resumo Este trabalho realiza uma leitura, pautada nos fundamentos da contemporaneidade, sobre a Literatura de Cordel do século XXI, tomando como corpus a obra de Klévisson Viana, um dos expoentes do cordel nordestino nas últimas décadas. Para tratar de aspectos como a folkcomunicação e o diálogo entre literatura canônica e literatura popular, foi utilizado o embasamento teórico de Antoine Compagnon (2010), José Marques de Melo (2008), Márcia Abreu (1999) e Madalena Jorge Dine (1998). Já para tratar de questões como a performance e a ligação entre oralidade e escrita, foram aproveitadas as teorias advindas dos estudos de Paul Zumthor (2007), Idelette Muzart Fonseca dos Santos (1995), Ana Maria Galvão (2001) e Luís da Câmara Cascudo (2005). Este trabalho pretende, assim, construir uma interpretação abrangente sobre os temas, os personagens e as expressões que a linguagem do cordel mantém, mas também os que ela renova, de modo que certas ideologias e personagens tradicionais permanecem na identidade nordestina utilizando novas linguagens e novas poéticas.
Abstract This thesis carries out a reading, based on the principles of contemporaneity, of twenty-first century Cordel Literature (String Literature), taking as corpus the works of Klévisson Viana, who has been an exponent of Northeastern Cordel Literature in recent decades. To handle aspects such as folkcomunication and dialogue between canonical literature and popular literature, a theoretical basis supplied by the works of Antoine Compagnon (2010), José Marques de Melo (2008), Márcia Abreu (1999), and Magdalena Jorge Dine (1998) has been used. And to address issues such as performance and the connection between orality and writing , theories arising from the studies of Paul Zumthor (2007), Idelette Muzart Fonseca dos Santos (1995), Ana Maria Galvão (2001) and Luís da Câmara Cascudo (2005) have provided appropriate support. The work thus seeks to build a comprehensive interpretation of the themes, characters and expressions that Cordel (String Literature) language has maintained, but also the ones that it has renewed, in the sense that certain ideologies and traditional characters have remained in Northeastern identity by utilizing new languages and new poetics.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/32886
Arquivos Descrição Formato
000787302.pdf (605.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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