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A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado

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A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado

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Título A construção da interdisciplinaridade na atenção primária em saúde através da experiência pedagógica do currículo integrado
Autor Pekelman, Renata
Orientador Diercks, Margarita Silva
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Medicina de família
Residência integrada
Saúde
Resumo O Currículo Integrado (CI) é uma atividade teórica de campo da Atenção Primária em Saúde (APS) entre as residências de Medicina de Família e Comunidade e Integrada em Saúde da Saúde da Família com 08 anos de atividade, sendo 05 com as duas residências; tem como um objetivo formar profissionais com atitudes para a interdisciplinaridade. O estudo objetivou analisar a construção da interdisciplinaridade no CI. É uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso. Foram analisadas as respostas dadas na avaliação de processo pedagógico (2005 a 2009) do CI tendo-o como dispositivo para a construção da interdisciplinaridade na APS. Realizou-se análise de conteúdo identificando-se três categorias: na Vivência Interdisciplinar a constituição dos grupos multiprofissionais, a discussão de temas comuns reconheceram este processo como efetivo na construção da interdisciplinaridade, propicia o trabalho de equipe, a formulação de compreensões coletivas e de propostas de intervenção em problemas; o Diálogo como troca de conhecimentos, como construção coletiva, aponta para reconhecer ao outro e a si mesmo como participantes de um contexto, construindo o diálogo participativo e democrático, reconstruindo identidades; o Método apresentou-se como problematizar, debater a prática construindo práxis, espaço para reflexão, protagonismo e construção de conhecimento. Conclui-se que o CI tem atingido seus objetivos quanto a ser um espaço de formação com um caráter da interdisciplinaridade e da integralidade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32947
Arquivos Descrição Formato
000760035.pdf (172.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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