Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Edenilson Bomfim dapt_BR
dc.contributor.authorBarros, Maria Cristina Nunes dept_BR
dc.date.accessioned2011-10-15T01:18:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32950pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde. Através da pesquisa realizada, buscou-se teorizar a prática, através de um processo reflexivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Esta pesquisa foi realizada no programa de Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição, no município de Porto Alegre, na área de Serviço Social. Foram entrevistados três preceptores e orientadores. As análises das entrevistas permitiram o estabelecimento de categorias temáticas centrais ou principais: residência, formação profissional, preceptor, experiência, currículo. O objetivo principal é estudar as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde, enquanto ação educativa na área da saúde. Apresentamos um breve relato histórico das residências multiprofissionais em saúde no Brasil, a partir dos anos 70, até a criação da Residência Integrada em Saúde no Grupo Hospitalar Conceição, enfocando alguns aspectos da RIS, considerando o seu Projeto Político Pedagógico. Contextualizamos a inserção do Serviço Social nas residências multiprofissionais e analisamos questões relativas à residência, formação profissional, preceptoria, experiência e currículo, e fizemos, ainda, uma comparação de nossas entrevistas com as das colegas fisioterapeuta e nutricionista. O assistente social, ao assumir o papel de preceptor, precisa estar de acordo com o projeto ético-político da profissão e com os princípios do SUS, compreender os determinantes sociais do processo saúde/doença, conhecer as exigências e competências necessárias para a formação do assistente social na saúde e conhecer os cenários de prática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResidência integradapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.titlePapel do preceptor na residência multiprofissional : experiência do Serviço Socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000760061pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples