Repositório Digital

A- A A+

Educação permanente em saúde e enfermagem em terapia intensiva : (in)visibilidade na revisão bibliográfica

.

Educação permanente em saúde e enfermagem em terapia intensiva : (in)visibilidade na revisão bibliográfica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação permanente em saúde e enfermagem em terapia intensiva : (in)visibilidade na revisão bibliográfica
Autor Haygert, Daniela Zavarese
Orientador Daron, Vanderléia Leodete Pulga
Co-orientador Schaedler, Lúcia Inês
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Educação permanente
Grupo Hospitalar Conceição.
Resumo A Educação permanente em saúde é conceituada por Tavares (2006) como um processo educativo contínuo, de revitalização e superação pessoal e profissional, com objetivo de qualificar, reafirmar ou reformular valores. A educação permanente em saúde é importante para os profissionais de enfermagem, na medida em que pretende transformar o processo de trabalho, orientando-o para a melhoria da qualidade dos serviços, para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde (Pease; Morais; Crivellaro, 2009). Esta pesquisa tem como objetivo identificar as publicações que tratam do tema educação permanente em saúde e enfermagem em terapia intensiva, existentes nas bases de dados BVS, LILACS, Google ACADÊMICO e SCIELO entre os anos de 2005 a 2009. Foi realizada uma pesquisa exploratória com ênfase no levantamento bibliográfico. Os descritores utilizados para a busca foram Educação permanente, Educação permanente em Terapia Intensiva, Educação permanente Enfermagem, Educação permanente em saúde. Foi encontrado entre artigos, teses e monografias 401 unidades de materiais. Após a leitura dos resumos e análise dos mesmos iniciou-se o processo de fichamento que constou: o título da publicação, ano, revista, tema/assunto, local de publicação, categoria profissional e titulação do primeiro autor. É notável o quanto a educação permanente se destaca quantitativamente em todas as bases de dados. O estudo nos levou a realizar reflexões a cerca da educação permanente em saúde e percebemos que ela deve ser compreendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e dos serviços. Deve ser realizada a partir dos problemas enfrentados no cotidiano e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas trazem em suas vidas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32955
Arquivos Descrição Formato
000760525.pdf (443.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.