Repositório Digital

A- A A+

Distintos olhares sobre os seminários integrados da residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição

.

Distintos olhares sobre os seminários integrados da residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Distintos olhares sobre os seminários integrados da residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição
Autor Jandrey, Circe Maria
Orientador Pasini, Vera Lúcia
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Formação
Grupo Hospitalar Conceição.
Residência
Saúde
Resumo O presente estudo teve por objetivo investigar como se articula a integração das quatro ênfases que compõem a Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), a partir do espaço teórico prático dos Seminários Integrados (SI) para apontar elementos que contribuam com a qualificação dessas atividades. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório-descritivo, tendo como sujeitos envolvidos coordenadores/facilitadores do espaço, preceptores e residentes do primeiro e segundo ano do programa em 2009. Foram entrevistados 17 profissionais, no período compreendido entre os meses de dezembro de 2009 e maio de 2010. Os resultados foram produzidos a partir de análise qualitativa do conteúdo das entrevistas, que levaram à definição de quatro categorias: condições institucionais possibilitadas aos Seminários Integrados; integralidade como princípio e sua construção cotidiana no processo de formação em saúde; implicações dos profissionais no processo; potencialidades futuras para esse espaço de reflexão teórico prática. A investigação traz, do ponto de vista dos preceptores, as condições de infra-estrutura institucional como um dos entraves ao processo de ensino aprendizagem dos Seminários Integrados por dificultarem a produção de dinâmicas mais participativas. Porém, esse não é um fator determinante, pois há o entendimento de que os SI são espaços importantes para a formação na RIS/GHC ao agregarem diferentes núcleos e ênfases. Há o desejo expresso de mudanças no atual modo de desenvolvimento das atividades, mas não a sua supressão. Um grupo de trabalho, com representação de todos os envolvidos, já iniciado para contribuir no desenvolvimento das atividades, concretiza importante avanço neste sentido. As avaliações dos entrevistados, apesar de distintas sob muitos aspectos, apontam para uma integração ainda incipiente entre as ênfases, que se espera alcançar com os SI. Nesse sentido, a problematização de conteúdos e metodologias (de ensino e avaliação), buscando cada vez mais entrelaçar conceitos e práticas, impulsiona mudanças nos modos de fazer saúde e nos processos de subjetivação de preceptores e residentes envolvidos e vai ao encontro dos objetivos do processo de formação de trabalhadores críticos e comprometidos com o SUS. Entendemos que o exame das sugestões, apontadas pelos entrevistados no sentido de potencializar esse espaço de formação, consolida os SI como fundamentais para uma proposta de ensino/aprendizagem com foco em mudanças nos modos de operar cotidianamente os serviços, através das trocas e da interface entre os diferentes olhares sobre as formas de fazer e pensar, trazidas à cena pela inserção dos envolvidos em distintos pontos da rede de atenção em saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32958
Arquivos Descrição Formato
000760532.pdf (177.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.