Repositório Digital

A- A A+

Papel do preceptor na residência multiprofissional : experiência da Nutrição

.

Papel do preceptor na residência multiprofissional : experiência da Nutrição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Papel do preceptor na residência multiprofissional : experiência da Nutrição
Autor Guimarães, Tessa Gomes
Orientador Silva, Edenilson Bomfim da
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Educação continuada
Residência integrada
Saúde
Resumo Este trabalho analisa as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde. As residências multiprofissionais funcionam na modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, voltadas para a educação em serviço, com a proposta de formar profissionais para o SUS. A Residência Integrada em Saúde (RIS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) tem seu corpo docente constituído por diversos profissionais. Os preceptores são os profissionais responsáveis pela orientação dos residentes nas atividades relativas ao campo e ao núcleo, devendo promover a integração entre os diferentes profissionais em formação, destes com a equipe de saúde, com a população e com os demais serviços. Este trabalho objetivou apresentar o papel do preceptor na residência integrada em saúde, a partir de uma visão da Nutrição, em comparativo com a Fisioterapia e o Serviço Social. Dentro da perspectiva de uma abordagem qualitativa, escolheu-se o estudo exploratório como modalidade para a pesquisa. A pesquisa foi realizada no Grupo Hospitalar Conceição, no programa de Residência Integrada em Saúde. Os preceptores e orientadores das áreas foram entrevistados utilizando um roteiro de entrevista semi-estruturada abordando aspectos como as experiências enfrentadas pelos profissionais, enquanto preceptores; as dificuldades encontradas na realização dessas tarefas e a formação e preparação necessárias para desempenho do papel de preceptor. As entrevistas foram gravadas em áudio e a partir da transcrição das mesmas foram identificadas em unidades de análise e categorias. Os dados foram analisados através do método de Análise de Conteúdo. As categorias Preceptor, formação, currículo e residência foram comuns em comparativo com as outras áreas profissionais. É notória a necessidade de maior formação para o preceptor, e a importância da residência para a formação do profissional de saúde apto para o trabalho no Sistema Único de Saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32964
Arquivos Descrição Formato
000759982.pdf (194.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.