Repositório Digital

A- A A+

Saúde, alegria e vitalidade : corporeidades desejantes como afirmação da vida

.

Saúde, alegria e vitalidade : corporeidades desejantes como afirmação da vida

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Saúde, alegria e vitalidade : corporeidades desejantes como afirmação da vida
Autor Fortes, Rogério da Costa
Orientador Silva, Maria Cristina Carvalho da
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva.
Assunto Corporeidade
Formação
Saúde
Saúde mental coletiva
Resumo O presente ensaio tem como proposta a problematização da corporeidade e do movimento humano na sua relação com o processo de saúde-adoecimento-cuidado-qualidade de vida. Propõe-se um debate teórico sobre as perspectivas de saúde e corporeidade, promovendo uma reflexão sobre o fenômeno da corporeidade que emerge como saúde a partir de cenas vivenciadas no cenário de práticas durante formação realizada como militante-residente-profissional no contexto da saúde mental coletiva. A análise e reflexão a partir do diálogo dos referenciais teóricos com o cotidiano da práxis apontam para a necessidade da compreensão e reconhecimento de uma promoção de saúde vivificada no corpo como processo, manifestação, devir e criação que afirme a vivência de uma corporeidade subjetiva, desejante, autopoiética, heterogênea, alegre, singular, prazerosa, erótica, pulsante, lúdica, vibrátil e sensível; que permita-se afetar por encontros e acontecimentos potencializadores de vida. Neste sentido, práticas cuidadoras que afirmem singularidades e que ensejem afetos de alegria e vitalidade a partir da vivência de uma corporeidade desejante constituem-se em práticas de saúde como afirmação da vida.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/32981
Arquivos Descrição Formato
000779579.pdf (344.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.