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Estudo do comportamento do consumo de produtos de luxo e não-luxo associados a valores pessoais

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Estudo do comportamento do consumo de produtos de luxo e não-luxo associados a valores pessoais

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Título Estudo do comportamento do consumo de produtos de luxo e não-luxo associados a valores pessoais
Autor Scheffer, Flávia da Silva
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Mercado de luxo
Produtos de luxo
Valores pessoais
[en] Consumer behavior
[en] Luxury
[en] Personal values
Resumo Com a economia brasileira aquecida os incentivos ao consumo se tornaram ainda mais frequentes, com isso, o aumento do poder de compra do brasileiro. Nesse contexto, o mercado de luxo ganha cada vez novos consumidores e mantém os já existentes. Os valores pessoais são uma ferramenta importantíssima no estudo do comportamento do consumidor, uma vez que esses valores são determinantes para subdividir grupos de indivíduos em segmentos específicos. Este estudo tem como objetivo analisar os valores envolvidos no comportamento do consumidor e como questionamento principal a existência, ou a inexistência, de diferença nos valores pessoais de consumidores de luxo e de não-luxo. Sendo assim, define as diferenças e semelhanças nos valores pessoais de consumidores de luxo e de consumidores de não-luxo, mostrando ainda, alguns dos hábitos de consumo desses consumidores. Estudos anteriores mostram o consumidor de luxo possuidor de valores somente individualistas, porém, este estudo mostra um consumidor de luxo com valores coletivos bem presentes além dos individuais.
Abstract With the Brazilian economy heated, incentives for consumption became more frequent, thereby increasing the purchasing power of Brazilians. In this context, the luxury market have more and more new customers and keep existing ones. Personal values are an important tool in the study of consumer behavior, since these values are crucial to subdivide groups of individuals in specific segments. This study aims to analyze the values involved in consumer behavior and how the main question the existence, or absence, of difference in personal values of consumers of luxury and not-luxury. Thus, defines the differences and similarities in the personal values of consumers of luxury and consumer non-luxury, still showing some of the spending habits of consumers. Previous studies have shown a luxury consumer possessing only individualistic values, but this study shows a consumer of luxury have collective and individual values.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33168
Arquivos Descrição Formato
000787951.pdf (1.403Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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