Digital Repository

A- A A+

Modelagem e simulação dos reatores de polimerização em fase líquida do processo spheripol

DSpace/Manakin Repository

Modelagem e simulação dos reatores de polimerização em fase líquida do processo spheripol

Show full item record

Statistics

Title Modelagem e simulação dos reatores de polimerização em fase líquida do processo spheripol
Author Reginato, Alex Sandro
Advisor Secchi, Argimiro Resende
Co-advisor Zacca, Jorge Jardim
Date 2001
Level Mestrado
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.
Subject Modelagem : Reator : Processos químicos
Polipropileno
Abstract in Portuguese O processo Spheripol é, atualmente, um dos mais utilizados na produção industrial de polipropileno e seus copolímeros. É composto por dois reatores tipo loop em série e, em alguns casos, um ou dois reatores tipo fase gás também em série. Neste trabalho é apresentado um modelo para os reatores loop do processo Spheripol. Os reatores loop são modelados como CSTR não ideais. O esquema cinético implementado é relativamente amplo, sendo capaz de englobar copolimerizações multisítio. Uma análise qualitativa do modelo é feita utilizando parâmetros cinéticos presentes na literatura e uma análise quantitativa do modelo é feita com base em dados reais de planta industrial. Ainda com base em dados de planta é feita uma estimação de parâmetros e a validação do modelo. Finalmente, o modelo com parâmetros estimados é aplicado num estudo de caso no qual também é criado um modelo de equilíbrio termodinâmico para a mistura reacional baseado na lei de Henry e na equação de estado de Peng-Robinson.
Type Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3317
Files Description Format View
000336021.pdf (843.8Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.