Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorSum, Fabiane Florespt_BR
dc.date.accessioned2011-10-20T01:19:02Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33179pt_BR
dc.description.abstractBusiness Case é a etapa de um projeto em que se deve analisar o cenário e as possíveis alternativas para melhoria do mesmo, essa análise contempla a viabilidade técnica e econômica. O objetivo deste artigo é definir diretrizes para a tomada de decisão de se implantar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O método adotado foi o estudo de caso, aplicado a duas empresas. As fontes de evidência adotadas foram entrevistas qualitativas, levantamento de documentos e informações da literatura. Foram encontradas divergências entre a literatura e os casos práticos, no que diz respeito às práticas para o business case. Por fim, foram propostas trinta diretrizes, dividas em quatro etapas, para apoiarem as empresas na tomada de decisão de se implantar um CSC. Além disso, foram analisadas lições aprendidas em cada fase proposta para o business case. Alguns pontos chaves para o sucesso da implantação foram discutidos, entre eles o envolvimento da alta direção, apoio do setor de Tecnologia de Informação, equipe dedicada ao projeto e plano de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractBusiness Case is the stage at which to analyze the scenario and possible alternatives or improving it, this analysis considers the viability technical and economic. The aim of this paper is to define guidelines for making a decision to deploy a Shared Services Center (CSC). The method used was a case study, applied to two companies. The sources of evidence were adopted qualitative interviews, survey documents and information in the literature. For this, we collected material from literature, an analysis of the case study of two companies and the application of a questionnaire on the subject. Differences were found between the literature and case studies regarding the practices for the business case. Finally, were proposed thirty guidelines, divided in four stages, to support companies. In addition, we analyzed some lessons learned from each phase proposed in the business case. Some key points for successful implementation were discussed, including the involvement of top management, support of the Information Technology sector, the project team’s full dedication and communication plan.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectShared services centeren
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectBusiness caseen
dc.subjectFeasibility analysisen
dc.titleDefinição de diretrizes para o business case de implantação de um CSCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787437pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples