Repositório Digital

A- A A+

Programa de avaliação de fornecedores: um estudo de caso em uma empresa do setor siderúrgico

.

Programa de avaliação de fornecedores: um estudo de caso em uma empresa do setor siderúrgico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Programa de avaliação de fornecedores: um estudo de caso em uma empresa do setor siderúrgico
Autor Almeida, Vinicius Bittencourt de
Orientador Neumann, Carla Simone Ruppenthal
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar um programa de avaliação de fornecedores, baseado no ciclo PDCA, que visa monitorar de forma sistêmica o desempenho das empresas através de avaliações cíclicas, fornecimento de feedback e comprovação de melhorias. Um Índice de Qualificação de Fornecedor (IQF) é calculado mensalmente através da ponderação do índice determinado a partir da avaliação dos processos do fornecedor e dos indicadores de qualidade dos materiais fornecidos e pontualidade de entregas de materiais. As etapas desenvolvidas e os resultados obtidos são exemplificados para um conjunto de 12 fornecedores de uma empresa siderúrgica multinacional, em um ciclo completo do programa. Observou-se uma evolução no IQF dos fornecedores avaliados e uma oportunidade de expandir o programa de avaliação para a cadeia de suprimentos da empresa estudada.
Abstract This paper presents a supplier assessment program, based on the PDCA cycle, which tracks companies performance by a systemic way through cyclical reviews, providing feedback and evidence of improvements. An Index of Supplier Qualification (ISQ) is calculated monthly by weighting the supplier’s processes assessment, the product quality indicator and the on time delivery indicator. The steps undertaken and the results are described and discussed for a set of 12 suppliers in a complete cycle of the program.We observed a ISQ improvement and there is an opportunity to expand the assessment program throughout the company’s supply chain.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33189
Arquivos Descrição Formato
000787465.pdf (376.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.