Repositório Digital

A- A A+

Elementos que intervêm no desdobramento do plano estratégico : estudo em instituição de ensino superior

.

Elementos que intervêm no desdobramento do plano estratégico : estudo em instituição de ensino superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elementos que intervêm no desdobramento do plano estratégico : estudo em instituição de ensino superior
Autor Gianotti, Suzana Salvador Cabral
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Instituições de ensino superior
Planejamento estratégico
[en] Models of university management
[en] Policy deployment
[en] Quality study
[en] Strategic planning
Resumo O presente trabalho foi estruturado a partir de um estudo qualitativo baseado na experiência de planejamento estratégico em uma universidade. Teve por objetivo identificar as variáveis que intervêm na implementação daquele processo com a utilização da metodologia de desdobramento de diretrizes. O estudo qualitativo realizado adotou procedimentos que incluíram pesquisa individual com representantes dos segmentos da universidade. Os entrevistados representam os responsáveis pelas finalidades de planejamento, de supervisão geral e setorial, de execução do ensino, bem como de apoio técnico e assessoria. Os principais procedimentos adotados no desenvolvimento da pesquisa foram descrição, análise e interpretação. O planejamento estratégico, usualmente descrito como processo integrante da gestão empresarial, é apresentado como um recurso que capacita a instituição de ensino superior a atuar com eficiência e eficácia e a reagir com rapidez às demandas do seu entorno social. O desdobramento das diretrizes é mostrado como uma ferramenta que pode ser aplicada no detalhamento do plano estratégico, assim que as linhas de ação anuais estejam definidas. Resultaram do estudo a confirmação de que professores e funcionários necessitam de incentivo para atuar nesse processo e que fatores como liderança e comprometimento com resultados, esforço para o compartilhamento do propósito comum, motivação dos envolvidos e acompanhamento dos processos são essenciais para a implementação, com sucesso, do plano estratégico.
Abstract This paper is structured on qualitative studies carried out considering the strategic planning process in a university. Its aim is to identify variables which intervene in the implementation of the process using the policy deployment methodology. The qualitative study was carried out using procedures that included individual survey with the persons who are responsible for planning, general and sectorial supervision, teaching, as well as technical support and consultantship, of the many sectors of the university. Description, analysis and interpretation were the main procedures used in developing the survey. Strategic planning, usually described as a process of integration in management, is presented as a resource that enables a college or a university to act efficiently and effectively and react promptly to the demands of the social environment. The policy deployment is presented as a tool which can be applied in detailing the strategic planning as soon as the annual procedures have been defined. As a result of the study carried out it was confirmed that faculty and staff need stimuli in order to take part in the process and that aspects like leadership, commitment to results, effort in sharing common purposes, motivation of all involved individuals and the following-up of the processes are essential to the successful implementation of a strategic plan.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3319
Arquivos Descrição Formato
000291326.pdf (901.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.