Repositório Digital

A- A A+

Educação financeira nas escolas de Porto Alegre

.

Educação financeira nas escolas de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação financeira nas escolas de Porto Alegre
Autor Machado, Diego da Rocha
Orientador Procianoy, Jairo Laser
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Finanças.
Assunto Educação financeira
Escolas
[en] Financial education
[en] Financial literacy
[en] Schools
Resumo A educação financeira é um tema muito recente para escolas no Brasil, sendo extremamente necessária ser trabalhada atualmente com os alunos, principalmente, devido à evolução dos mercados financeiros. No entanto, muitas escolas em Porto Alegre entre as que oferecem educação infantil, ensino fundamental e ensino médio ou a combinação dessas, não trabalham o tema. Essas escolas alegam, principalmente, que não o realizam, pois não consta em documentos oficiais e por não terem professores preparados. As escolas de classe mais baixa oferecem menos ainda os conteúdos, sendo as classes mais altas e escolas privadas maioria quando o assunto é trabalhar educação financeira. Ainda as poucas escolas que oferecem o tema possuem muitas divergências conceituais. Apesar desse cenário, o tema não está sendo considerado como prioridade. Espera-se que com esse estudo, mais escolas adotem a educação financeira como conteúdo a ser abordado com os alunos, tornando-os mais capazes e conscientes de tomar decisões financeiras.
Abstract The financial education is a very recent theme for the Brazilian schools, been extremely necessary to be worked nowadays between students, mainly due the evolution of financial markets. However, many schools in Porto Alegre between those offering kindergarten, primary and secondary education or a combination of these, does not work with this theme. These schools argue, mainly, that do not realize it, because it does not appear in any official document and do not have trained teachers. The lower-class schools offer even less content, been the upper classes and mostly private schools the majority when it comes to financial education. Even so, the few schools offering this subject have many different concepts. Despite this scenario, the issue is not being considered as a priority. Hopefully with this study, more schools adopts financial education as a content to be discussed with students, making them more capable and aware of taking financial decisions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33220
Arquivos Descrição Formato
000787921.pdf (1.086Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.