Repositório Digital

A- A A+

Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa

.

Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os medicamentos similares e genéricos no mercado brasileiro e as estratégias da indústria farmacêutica de pesquisa
Autor Müller, Johann Filipe
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estratégia de marketing
Indústria farmacêutica
Resumo O mercado farmacêutico sempre foi um mercado baseado na pesquisa e inovação, onde os medicamentos protegidos por patentes se tornavam produtos extremamente rentáveis e sustentavam pesquisas de novos produtos. Porém, por uma série de fatores, a indústria vem tendo dificuldade de desenvolver produtos diferenciados e, além disso, ao longo dos últimos anos tem perdido patente de vários produtos que sustentam essas empresas e perdido mercado para medicamentos similares e genéricos. Diante dessa ótica, este trabalho tem por finalidade identificar as estratégias que a indústria farmacêutica de pesquisa está tomando mediante o crescimento de produtos genéricos e similares no mercado. O presente trabalho se baseia nas obras dos principais autores da área de estratégia e marketing. Os dados coletados, através de entrevistas em profundidade com executivos da área, tiveram como objetivo ajudar analisar os pontos mais relevantes dessas estratégias e trazer uma melhor compreensão do conteúdo. A partir da análise, foi possível observar que a indústria farmacêutica de pesquisa, vai direcionar sua pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, para nichos mais voltados para tecnologia e biotecnologia, no desenvolvimento de drogas de maior valor agregado. Por outro lado, também vai diversificar atuando no mercado de similares e genéricos seja reduzindo preços de medicações com patentes vencidas, apostando em sua marca, ou seja, adquirindo empresas desse segmento como meio de se capitalizar e diversificar investimentos. É importante ressaltar que o tipo de pesquisa qualitativa por meio da entrevista em profundidade foi de extrema importância, pois através desse método foi possível descobrir algumas particularidades do segmento, que trouxeram maior riqueza para a análise dos resultados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33226
Arquivos Descrição Formato
000788706.pdf (684.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.