Repositório Digital

A- A A+

A rotatividade de servidores de serviços auxiliares da Procuradoria-Geral do Estado

.

A rotatividade de servidores de serviços auxiliares da Procuradoria-Geral do Estado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A rotatividade de servidores de serviços auxiliares da Procuradoria-Geral do Estado
Autor Pesce, Marcio Brasil
Orientador Storck, Vera Sueli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Administração Pública.
Assunto Gestão pública
Rotatividade de pessoal
Servidor público
Resumo Ainda em um tempo no qual a tecnologia absorve grande parte das atividades antes exercidas pelos seres humanos, as pessoas continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento contínuo das organizações. Em todas as esferas, públicas e privadas, os recursos humanos são essenciais e devem ter remuneração satisfatória e condições de trabalho condizentes com seus cargos para os ocuparem durante mais tempo. Na Procuradoria-Geral do Estado as tentativas das últimas administrações em manter os seus servidores se mostraram insuficientes, e o aumento dos índices de rotatividade tornou-se um dos principais problemas para o desenvolvimento da mesma. Avaliando essa situação, este trabalho de conclusão do curso de Administração de Empresas teve por objetivo identificar e analisar as causas para o índice crescente de rotatividade dos servidores da PGE e propor soluções visando reduzir esse problema cíclico. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores e, posteriormente, aplicados questionários à ex-servidores, buscando esclarecer os motivos para o crescimento da rotatividade verificada nos anos de 2008, 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram que existem diversos elementos da área de recursos humanos, mal gerenciados, influenciando a saída precoce de muitos servidores. Para enfrentar isso, a instituição carece de políticas qualificadas em gestão de pessoas que possibilitem uma visão ampliada de todos os problemas constatados, nas quais o servidor seja sempre valorizado, tanto como profissional quanto como ser humano, desde o primeiro até o seu último dia de trabalho na organização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33248
Arquivos Descrição Formato
000788891.pdf (2.980Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.