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A partilha do lucro nas empresas de economia de comunhão

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A partilha do lucro nas empresas de economia de comunhão

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Título A partilha do lucro nas empresas de economia de comunhão
Autor Salgueiro, William Braathen
Orientador Martinewski, Andre Luis
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Economia de comunhão
Lucro
[en] Distribution
[en] Economy of communion
[en] Profit
Resumo Em 1991, foi fundado o projeto Economia de Comunhão com o objetivo de erradicar a pobreza e as injustiças sociais através de uma nova forma econômicosocial que liga a empresa (o motor do desenvolvimento econômico) e a miséria (aqueles excluídos do desenvolvimento). Para isto foi criado uma rede de empresas que entre outros aspectos são convidadas a partilhar livremente seu lucro em três partes: uma parte para os mais pobres, outra para a promoção de “homens novos” e uma terceira parte a ser reinvestida na própria empresa. Este trabalho teve o objetivo de examinar a práxis da partilha dos lucros como fundamento de empresas de Economia de Comunhão. Para isso foram analisados relatórios da Economia de Comunhão (EdC) e elaborado um questionário base que foi enviado para alguns empresários de EdC. Cinco deles aceitaram participar do estudo respondendo o questionário e eventuais dúvidas que surgiram ao longo do contato. Através da análise da partilha dos lucros nas empresas de EdC e de uma análise mais aprofundada nas empresas estudadas foi identificado que é necessário rever a partilha dos lucros como distintivo destas empresas ou se outras características destas empresas possuem um maior relevo.
Abstract The Economy of Communion project first began in 1991, aiming to alleviate poverty and social injustices worldwide through a new socio-economic order that focuses on connecting business enterprise (which drives economic development) and poverty (those excluded from that development). In order to achieve this new experience of social economy, a new system of companies was created, all of which freely commit themselves to share out their profits for three important purposes: the first part to help those in need; the second one is given to educational projects to help foster a culture of giving; and the final part is reinvested in their own company. The aim of this dissertation was to analyse the practise of profit division as the foundation of the Economy of Communion companies. Thus official reports from the Economy of Communion office were analysed and a questionaire was formulated and sent to business owners of some of the companies that belong to project. Five companies gave their consent to participate in the study, providing answers to the questionnaire and other queries that arose during the study. After closely analysing the process of profit sharing and further evaluating the investigated companies, it was concluded that it is necessary to reassess the extent to which the profit sharing of these Economy of Communion businesses distinguishes them from other companies.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33256
Arquivos Descrição Formato
000787745.pdf (246.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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