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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorVeríssimo, Luiz Augusto da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-21T01:18:24Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33260pt_BR
dc.description.abstractOs sistemas de gestão empresarial vêm se firmando, nos últimos anos, como ferramentas essenciais no mercado competitivo em que as pequenas e médias empresas atuam. Analisar e comparar elementos habilitadores e inibidores decorrentes de estratégias divergentes de implantação de sistemas ERP em pequenas empresas é o objetivo deste estudo. Para atingir tal objetivo, o método utilizado foi o de estudo de caso, através do qual foram selecionadas duas empresas de pequeno porte que implantaram sistemas ERP com estratégias divergentes: uma empresa que optou por adaptar seus processos de negócio de acordo com o sistema e outra empresa que decidiu customizar o ERP exatamente de acordo com seus processos. As perguntas das entrevistas foram organizadas em cinco blocos que abordaram os seguintes temas: decisão e seleção do fornecedor do ERP, fatores críticos de sucesso, impacto do ERP para a empresa, mudanças organizacionais e nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema. Como resultado desse estudo, foi possível perceber que alguns elementos habilitadores e inibidores têm relação direta com a estratégia de implantação escolhida pela empresa. Por outro lado, existem elementos que independem da estratégia utilizada, ou seja, ocorreram em ambas as empresas ou em apenas uma delas e não têm relação com a estratégia. Nos estudos de caso, foi encontrada uma quantidade maior de elementos habilitadores na empresa que optou por adaptar-se ao sistema e um número maior de elementos inibidores na empresa que optou por customizar o sistema de acordo com seus processos. A presença desses elementos coincidiu com o nível de satisfação dos usuários do sistema, já que para os entrevistados da empresa que se adaptou ao sistema o nível de satisfação foi altíssimo e o projeto foi considerado um sucesso. Entretanto, o nível de satisfação dos entrevistados da empresa que customizou a ferramenta foi muito baixo, além de o projeto ter sido considerado um fracasso, motivo que levou a empresa a migrar para um novo sistema ERP.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistemas de apoio a decisaopt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectProcessos de negóciospt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.titleImplantação de sistemas ERP em duas pequenas empresas : uma análise dos elementos habilitadores e inibidores decorrentes da estratégia de implantaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787132pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationAdministração: Área Produção e Sistemaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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