Repositório Digital

A- A A+

Simulação do sistema de caixas de um supermercado em processo de automação comercial

.

Simulação do sistema de caixas de um supermercado em processo de automação comercial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Simulação do sistema de caixas de um supermercado em processo de automação comercial
Autor Agostini, Carlos Alberto
Orientador Becker, Joao Luiz
Data 1990
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Simulacao : Ferramentas
Supermercados : Automacao comercial
Teoria das filas
Resumo Este trabalho de pesquisa se propõe a desenvolver uma ferramenta que auxilie os administradores de frentes de caixas de supermercados na tarefa de proporcionar aos consumidores de suas lojas um atendimento mais rápido a custos econômicos viáveis. Essa ferramenta é um sistema simulador de frente de caixas que reproduz o comportamento da frente possibilitando exercício de inúmeras opções de análise. O uso do simulador permitirá que os administradores analisem a sensibilidade de variáveis importantes, relacionadas com os parâmetros de entrada, sem o risco associado às experimentações produzidas sobre a realidade. O trabalho retrata os vários segmentos da pesquisa, partindo de uma fundamentação teórica do assunto, descrevendo detalhadamente cada fase, demostrando a operacionalidade do sistema com descrição e análise de duas aplicações reais e encerrando com uma série de conclusões e recomendações extraídas da totalidade do processo e tidas como relevantes à continuidade e ao aprofundamento da linha de pesquisa.
Abstract The main purpose of this research is to develop a tool to help managers of checkout systems in the task of providing their customers faster service at lower costs. A checkout simulator system was developed, making possible countless options of analysis. In using the simulator, managers can analyse the sensitivity of important variables with regard to input parameters, avoiding the risks associated with real experimentation with their stores or customers. This report begins with a theoretical framework of the subject, describing in detail each phase of the research. It shows the operation of the system, analysing two concrete examples. Several conclusions and suggestions extracted from the whole process are offered.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33269
Arquivos Descrição Formato
000114298.pdf (2.140Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.