Repositório Digital

A- A A+

O jogo e o brincar na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola

.

O jogo e o brincar na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O jogo e o brincar na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola
Autor Ribeiro, Carla Rejane Santos
Orientador Tezzari, Mauren Lúcia
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Brincadeira
Educação especial
Inclusão escolar
Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o papel do jogo e do brincar baseado em uma proposta lúdica de ensino, destacando as suas implicações dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola pública. Também procurou se identificar a intencionalidade das atividades lúdicas aplicadas, pelos professores em sala de aula nas turmas que apresentam alunos com necessidades educativas especiais, e o seu envolvimento com esta prática de ensino. Buscou-se pesquisar sobre o espaço interno e externo do ambiente escolar onde são promovidas as brincadeiras, com as turmas, se são apropriados e adequados analisando juntamente a participação dos alunos com necessidades educativas especiais durante as interações nas atividades relacionadas com o brincar dentro da rotina escolar. O campo de investigação duas escolas: uma escola de educação infantil do município de Gravataí em que estão matriculados alunos com necessidades educativas especiais e uma escola da rede municipal de Cachoeirinha. Na busca de dados para responder as questões que orientam a pesquisa, foram realizadas entrevistas com as professores que atuam nas referidas escolas. Foram propostas questões relacionadas com o cotidiano do brincar dentro do contexto escolar da realidade pública.Também foram feitas observações nas turmas investigadas, nos momentos de atividades lúdicas e em recreios. Foi possível observar que os professores, em seus posicionamentos evidenciados nas entrevistas realizadas, são favoráveis à inclusão escolar. Os resultados das entrevistas constataram também a importância do ato de brincar para a criança com necessidades educativas especiais considerando o estabelecimento de vínculos com os colegas, as interações e a aprendizagem. Outro aspecto importante do trabalho refere-se à leitura e análise dos projetos políticos pedagógicos das duas escolas, a fim de aprofundar a pesquisa, conhecer melhor a realidade das instituições e identificar pontos de sintonia com o aporte teórico do presente trabalho. Este trabalho tem como referenciais teóricos estudos sobre o brincar, a ludicidade e jogo dos seguintes autores: Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougére, Friederic Froebel, Vygotsky, Tânia Ramos Fortuna, Edda Bontempo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33289
Arquivos Descrição Formato
000726052.pdf (192.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.