Repositório Digital

A- A A+

Proposta de sistemática para análise e melhoria dos custos relacionados à qualidade : o caso de uma indústria de balas

.

Proposta de sistemática para análise e melhoria dos custos relacionados à qualidade : o caso de uma indústria de balas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de sistemática para análise e melhoria dos custos relacionados à qualidade : o caso de uma indústria de balas
Autor Silva, Ana Beatriz Giovanoni da
Orientador Fogliatto, Flavio Sanson
Data 2003
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Custo
Gestão da qualidade
Resumo Este trabalho visa abordar um aspecto importante em um sistema de gestão empresarial - a mensuração dos custos relacionados à qualidade e a proposição de melhorias a partir da análise destes custos. Um dos obstáculos mais importantes para o estabelecimento e consolidação de programas de qualidade nas empresas é a idéia errônea de que alta qualidade implica, necessariamente, em alto custo. Na maioria das vezes, as organizações não possuem indicadores que mensurem tais custos, tomando decisões equivocadas em relação ao nível de qualidade a ser praticado em seus produtos ou serviços. Em diversos contextos, prevalece a ênfase no retomo imediato, sem se considerar os custos com perdas pela não-qualidade. Esta dissertação busca identificar e analisar os custos diretos relacionados à qualidade nas suas quatro grandes categorias. As primeiras duas categorias incluem os custos que aparecem quando a função qualidade falha (custos da não-qualidade). São os chamados custos de falhas internas e custos de falhas externas, de acordo com a situação do produto no instante da falha, se dentro da empresa ou após ter sido vendido aos clientes. As duas últimas categorias incluem os custos da função qualidade (ou custos da qualidade propriamente dita), divididos em custos de prevenção, englobando tudo o que é feito para prevenir defeitos, e custos de avaliação, que reúnem os esforços despendidos para remover do processo os produtos defeituosos. Para garantir a sua sobrevivência no mercado, empresas devem estar preparadas para medir seus custos de qualidade e de não-qualidade, visualizando oportunidades de redução de custos e tomada de ações para a melhoria contínua do ambiente produtivo, justificando assim o investimento em qualidade Apoiando-se numa sistemática estruturada,o trabalho faz a identificação e análise dos custos diretos relacionados à qualidade. Um estudo prático, realizado em uma indústria de balas no estado do Rio Grande do Sul, demonstra a importância estratégica e econômica da identificação, análise e gerenciamento desses custos, propondo melhorias decorrentes da análise das causas dos principais valores levantados, destacando ainda as melhorias propostas a partir desta análise na empresa em estudo. O estudo identificou que a principal categoria de custos relacionados à qualidade refere-se à categoria de custos das falhas internas que correspondem,em média, à 12% do faturamento da empresa. Além disso, o impacto na redução dos custos da não-qualidade ultrapassa o lucro líquido da empresa.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3329
Arquivos Descrição Formato
000386296.pdf (756.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.