Repositório Digital

A- A A+

Lógico : valores e saberes matemáticos para todos

.

Lógico : valores e saberes matemáticos para todos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lógico : valores e saberes matemáticos para todos
Autor Araujo, Ione dos Santos Canabarro
Orientador Rozek, Marlene
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Educação especial
Inclusão escolar
Matemática
Resumo O tema deste estudo é a aprendizagem matemática de alunos com deficiências incluídos no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, cujo problema é: Como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular estão aprendendo matemática. Juntamente com o aporte teórico, realizou-se observações in loco em uma escola pública estadual de Porto Alegre que trabalha com inclusão. O interesse nesta temática parte da minha experiência de 10 anos de trabalho, unicamente na rede privada, lecionando matemática em turmas de inclusão. Com o objetivo de compreender como os alunos com deficiências incluídos no ensino regular da rede estadual estão construindo seu conhecimento lógicomatemático, selecionou-se uma escola e, desta instituição, uma turma de 4ª série para observação das aulas de matemática. Como o ensino e a aprendizagem são processos intrinsecamente interligados, a questão do ensino da disciplina, também, foi considerada, ou seja, a metodologia e os recursos empregados pela professora para ministrar as aulas. O estudo aponta práticas pedagógicas baseadas na concepção comportamentalista presentes na sala de aula, mesmo nas turmas de inclusão. Com isto, os alunos com deficiências estão aprendendo de forma tradicional, aliás, inadequada tanto a eles como aos demais alunos ditos "normais", principalmente, quando se trata da disciplina de matemática que necessita de raciocínio lógico para ser aprendida. Conclui-se que os professores, fundamentalmente, os que trabalham com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, precisam rever seus conceitos sobre o processo de ensino e de aprendizagem, sendo a educação continuada um meio eficaz para permitir reflexões e reformulações de concepções pedagógicas e, assim, permitir mobilidade para a construção de novos conceitos e práticas, mais adequadas à aprendizagem de todos os alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33296
Arquivos Descrição Formato
000726074.pdf (302.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.