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Processo de implementação da política nacional de educação especial no município de Cachoeira do Sul : um olhar sobre a alimentação escolar

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Processo de implementação da política nacional de educação especial no município de Cachoeira do Sul : um olhar sobre a alimentação escolar

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Título Processo de implementação da política nacional de educação especial no município de Cachoeira do Sul : um olhar sobre a alimentação escolar
Autor Nascimento, Juliana Silva Gaspar do
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Alimentação infantil
Educação especial
Escola
Inclusão escolar
[en] School assistance
[en] School inclusion
[en] School nurturing
[en] Special education
Resumo O presente trabalho aborda os processos inclusivos a partir da experiência da pesquisadora de dois anos na área da Assistência Escolar. O foco encontra-se nas relações entre o processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais e as ações intersetoriais, especificamente àquelas relacionadas à alimentação escolar. Trata-se de discutir o processo inclusivo através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, seus desdobramentos e adequações sob os pontos de vista do poder público; do contexto pedagógico e, finalmente, do âmbito social. A pesquisa é exploratória e foi realizada a partir da experiência em assistência escolar no Município de Cachoeira do Sul, da análise de documentos e da discussão teórica. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de maior sintonia, nas relações intersetoriais, para que possibilitem o atendimento de melhor qualidade. Adequar-se às realidades existentes, mesmo que diferenciadas, oferecendo atendimento igualitário no que diz respeito à alimentação, percebendo-a como uma das faces da política de atendimento às escolas, tão necessária, quanto às demais faces que constituem a Educação de Qualidade para Todos.
Abstract The present work approaches the inclusive processes taken through the two year experience of the researcher in the School Assistance area. The focus is on the relations between the school inclusion processes of students with special educational needs and the inter-sector actions, specifically those related to the school nurturing. It is a discussion about the inclusive process through Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, its unfolding and adequacies under the public power point of view; the pedagogical context and, finally, the social ambit. The research is exploratory and was done through the experience in school assistance in the Municipality of Cachoeira do Sul, by the document analysis and the theoretical discussion. The results obtained demonstrate the need to a higher adjustment in the inter-sector relations in order to enable a higher quality service. Adapting to the existing realities, even the differentiated ones, offering an equal service in relation to the nurturing, taking it as one of the faces of the service policies to schools, as necessary as the other faces, constitutes the Quality Education for All.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33298
Arquivos Descrição Formato
000726081.pdf (233.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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