Repositório Digital

A- A A+

A inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento em uma classe terapêutica: asas ou gaiolas

.

A inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento em uma classe terapêutica: asas ou gaiolas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento em uma classe terapêutica: asas ou gaiolas
Autor Ricardo, Caroline
Orientador Vasques, Carla Karnoppi
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Educação especial
Inclusão escolar
[en] Pervasive developmental disorder
[en] School inclusion
[en] Special education
[en] Therapeutic class
Resumo O presente estudo analisou o trabalho desenvolvido em uma Classe Terapêutica, modalidade de atendimento destinada aos alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), em uma escola da rede privada de ensino regular de Porto Alegre/RS. Como objetivos, procurouse compreender os processos históricos que mantiveram estes sujeitos por tanto tempo distantes da vida escolar, as diferentes abordagens e diagnósticos que contemplam a caracterização dos TGD e, sobretudo, os processos de escolarização desses sujeitos na perspectiva da inclusiva escolar. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa construída a partir do estudo de caso. Dentre as estratégias investigativas utilizou-se a análise de documentos, observação e entrevistas semi-estruturadas. Os argumentos teóricos foram tecidos no diálogo das proposições inclusivas com a pedagogia institucional. Como principais resultados destacam-se a importância da escola comum; da análise e transformação da instituição e dos processos pedagógicos; da valorização do processo em detrimento aos resultados. Considerando os poucos e recentes estudos sobre a escolarização e as práticas pedagógicas construídas para e com os alunos que apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento, compreende-se o trabalho realizado na Classe Terapêutica como um espaço/recurso transitório, porém importante para a efetivação dos processos de inclusão escolar.
Abstract This study examined the work done in a therapeutic class, type of treatment toward students with Pervasive Developmental Disorder (PDD) in a private school in Porto Alegre / RS. Trying to understand the historical processes that have kept these subjects away from school for so long, the different approaches and diagnostics that characterizes PDD, and especially the processes of schooling of the subjects under the perspective of inclusive education. The methodology used consisted of qualitative research built from the case study. Among the investigative strategies used to document the analysis, are observation and semi-structured interviews. The theoretical arguments were done under the proposals for inclusion and institutional pedagogy. The main findings highlighted the importance of regular school, the analysis and transformation of the institution and the teaching process, to value the process rather than results. Considering few recent studies on education and teaching practices built for and with students who have Pervasive Developmental Disorders, we understand the work done in this class as a therapy room / temporary resource, although it is important for the implementation of the school inclusion processes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33300
Arquivos Descrição Formato
000725891.pdf (1.620Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.