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dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorRicardo, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:39Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33300pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisou o trabalho desenvolvido em uma Classe Terapêutica, modalidade de atendimento destinada aos alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), em uma escola da rede privada de ensino regular de Porto Alegre/RS. Como objetivos, procurouse compreender os processos históricos que mantiveram estes sujeitos por tanto tempo distantes da vida escolar, as diferentes abordagens e diagnósticos que contemplam a caracterização dos TGD e, sobretudo, os processos de escolarização desses sujeitos na perspectiva da inclusiva escolar. A metodologia consistiu em pesquisa qualitativa construída a partir do estudo de caso. Dentre as estratégias investigativas utilizou-se a análise de documentos, observação e entrevistas semi-estruturadas. Os argumentos teóricos foram tecidos no diálogo das proposições inclusivas com a pedagogia institucional. Como principais resultados destacam-se a importância da escola comum; da análise e transformação da instituição e dos processos pedagógicos; da valorização do processo em detrimento aos resultados. Considerando os poucos e recentes estudos sobre a escolarização e as práticas pedagógicas construídas para e com os alunos que apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento, compreende-se o trabalho realizado na Classe Terapêutica como um espaço/recurso transitório, porém importante para a efetivação dos processos de inclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis study examined the work done in a therapeutic class, type of treatment toward students with Pervasive Developmental Disorder (PDD) in a private school in Porto Alegre / RS. Trying to understand the historical processes that have kept these subjects away from school for so long, the different approaches and diagnostics that characterizes PDD, and especially the processes of schooling of the subjects under the perspective of inclusive education. The methodology used consisted of qualitative research built from the case study. Among the investigative strategies used to document the analysis, are observation and semi-structured interviews. The theoretical arguments were done under the proposals for inclusion and institutional pedagogy. The main findings highlighted the importance of regular school, the analysis and transformation of the institution and the teaching process, to value the process rather than results. Considering few recent studies on education and teaching practices built for and with students who have Pervasive Developmental Disorders, we understand the work done in this class as a therapy room / temporary resource, although it is important for the implementation of the school inclusion processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPervasive developmental disorderen
dc.subjectTherapeutic classen
dc.titleA inclusão escolar de alunos com transtornos globais do desenvolvimento em uma classe terapêutica: asas ou gaiolaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000725891pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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