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A inclusão e seus (des)caminhos : processos de aprendizagem da leitura e da escrita em uma perspectiva inclusiva na rede municipal de educação de Guaíba-RS

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A inclusão e seus (des)caminhos : processos de aprendizagem da leitura e da escrita em uma perspectiva inclusiva na rede municipal de educação de Guaíba-RS

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Título A inclusão e seus (des)caminhos : processos de aprendizagem da leitura e da escrita em uma perspectiva inclusiva na rede municipal de educação de Guaíba-RS
Autor Totta, Rochele
Orientador Rozek, Marlene
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Educação especial
Escrita
Inclusão escolar
Leitura
Resumo O presente estudo busca fazer uma reflexão a respeito dos processos de inclusão escolar, traçando um panorama histórico e contextualizando tais medidas no município de Guaíba-RS. A partir das experiências em sala de aula como professora de Língua Portuguesa, tenho percebido que muitos dos alunos com Necessidades Educativas Especiais matriculados nas classes regulares de ensino não estão efetivamente desenvolvendo a sua aprendizagem, o que é um fator constante de inquietude por parte dos professores que, muitas vezes, não sabem como aprendem estas crianças. Partindo da realidade da Rede Municipal de Educação de Guaíba - RS, município que possui uma proposta de Educação Inclusiva, priorizou-se os estudos na área da Linguagem e os seus processos. Motivada pelas inquietações a respeito da efetivação da aprendizagem de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas classes regulares de ensino, a presente pesquisa permite-se buscar explicações teórico-práticas, a partir de estudo de cunho bibliográfico, para a compreensão dos seus processos de (não) aprendizagem. Além disso, busca-se refletir a respeito dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem e, brevemente, a respeito de que tipo de formação os professores possuem para atuar neste cenário. Salienta-se a importância de se estabelecer uma relação entre teorias sócio e psicolinguísticas para a compreensão das dificuldades e dos possíveis caminhos para o processo de aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Ilustrando a teoria, temos referência a entrevistas com profissionais que atuam nos serviços de apoio aos alunos, bem como uma reflexão a respeito da trajetória escolar de uma aluna com NEE inserida no contexto analisado. Certamente, não se tem respostas e soluções prontas, mas, sim, algumas pistas de possíveis caminhos a serem percorridos para que haja ensino e aprendizagem de qualidade para todos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33302
Arquivos Descrição Formato
000725933.pdf (221.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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