Repositório Digital

A- A A+

O papel das competências organizacionais na formulação da estratégia de gestão de pessoas em um empreendimento cooperativo

.

O papel das competências organizacionais na formulação da estratégia de gestão de pessoas em um empreendimento cooperativo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel das competências organizacionais na formulação da estratégia de gestão de pessoas em um empreendimento cooperativo
Autor Furquim, Viviane Dias
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Competência organizacional
Estratégia organizacional
Gestão de pessoas
Gestão por competências
[en] Competencies
[en] Management by competencies
[en] Organizational competencies
[en] Strategy for human resources
Resumo Este estudo caracteriza as competências organizacionais de um empreendimento cooperativo do ramo crédito, visando a identificação da estratégia de gestão de pessoas adequada à organização. A partir da caracterização das competências organizacionais próprias à organização, busca indicar as contribuições específicas da área de gestão de pessoas na construção e consolidação dessas competências organizacionais e, nesta perspectiva, desenvolver a estratégia de gestão de pessoas. Para tanto, parte da revisão da literatura nacional e internacional sobre Gestão por Competências e Estratégia de Gestão de Pessoas, articula essas referências à pesquisa de campo (entrevistas com as principais lideranças) e à pesquisa documental (estudo das fontes institucionais de informação sobre os planos estratégicos), a fim de atingir os objetivos acima. Os resultados demonstram que o mapeamento das competências organizacionais facilita o alinhamento das diretrizes de gestão de pessoas a fim de que esta possa estabelecer suas práticas e contribuir efetivamente para a consolidação das estratégias da organização.
Abstract This study aims to identify and analyze the organizational competencies of a cooperative venture of the credit industry, to establish the model of management by competencies applicable in the organization. From the mapping of their own organizational competencies to the organization, seeks to identify the specific contributions of the human resources area in the construction and/or organizational competencies consolidation and, therefore, to develop a strategy for human resources. Thereunto, par of national and international literature review about Competencies and Strategies for Human Resources Management, articulates the field survey (interviews with a sample of main leaders) to the research (study of the institutional sources of information on strategic plans ) in order to achieve the proposed above. It is assumed that the results of this research will contribute to building a strategy for human resources management able to strengthen organizational and individual skills in the organization under study and therefore to the development of organizational performance.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33311
Arquivos Descrição Formato
000789871.pdf (1.546Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.