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Análise da propaganda impressa dos candidatos a deputado federal e estadual do Rio Grande do Sul

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Análise da propaganda impressa dos candidatos a deputado federal e estadual do Rio Grande do Sul

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Título Análise da propaganda impressa dos candidatos a deputado federal e estadual do Rio Grande do Sul
Autor Silva, Flávio Costa da
Orientador Fioriolli, Jose Carlos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Marketing.
Assunto Campanha eleitoral
Comunicação eleitoral
Marketing político
Pesquisa eleitoral : Rio Grande do Sul
Resumo O presente trabalho foi idealizado e construído com o intuito de explorar os principais componentes que estão presentes na propaganda impressa dos candidatos a deputado estadual e federal, com o intuito de coletar evidências que levem a perceber a um possível impacto na votação das eleições 2010. Analisou-se os gastos realizados, a utilização das cores e a presença de conteúdo no material impresso de campanha dos candidatos a deputado federal e deputado estadual do Rio Grande do Sul. Para estruturar o presente trabalho, foi realizado um estudo do ambiente no qual ocorrem as eleições brasileiras, uma breve análise das eleições presidenciais de 2010 e uma pesquisa no material de campanha dos deputados federais e estaduais do estado Rio Grande do Sul. A finalidade desta pesquisa foi de obter dados adicionais, ideias e percepções da utilização da propaganda eleitoral impressa, para que, futuramente, outros estudos disponham de insumos para uma abordagem conclusiva. Através da flexibilidade da pesquisa exploratória, este ensaio buscou levantar questões de caráter subjetivo no uso da propaganda, como o impacto das cores e da informação contida no material impresso de campanha eleitoral, e questões objetivas, como o gasto em propaganda impressa. Analisar a propaganda eleitoral aumenta a compreensão do fenômeno das eleições, e permite que sejam criados mecanismos de aprimoramento. Desta forma a sociedade brasileira pode usufruir com mais plenitude do processo de escolha dos seus líderes políticos, e esperar resultados mais eficazes.
Abstract This study has been designed and built in order to explore the main components that are present in the print ads of the candidates for state and federal deputies, with the objective of make hypotheses on the possible impact of the vote in 2010 elections. Aspects analyzed were expenses, the use of color and the presence of content in the printed campaign material of candidates for Congress and state representatives of Rio Grande do Sul. In order to structure this paper, it was performed a study of the environment which happened Brazilian elections, a brief analysis of the presidential elections of 2010 and a search of campaign material of state and federal deputies of Rio Grande do Sul state. The purpose of this research was obtain additional data, ideas and perceptions of the use of printed election propaganda, so that in future, other studies will be provided with inputs for a conclusive approach. Through the flexibility of exploratory research, this article sought to raise questions in the subjective use of propaganda, as the impact of color and information contained in the printed electoral campaign, and objective questions, such as spending on print advertising. An analysis of the canvass increases the understanding of the phenomenon of elections, and allows to build mechanisms for improvement. Thus the Brazilian society can enjoy more fully the process of choosing their political leaders, and expect more effective results.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33318
Arquivos Descrição Formato
000787953.pdf (4.476Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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