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dc.contributor.advisorFioriolli, Jose Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Flávio Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33318pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi idealizado e construído com o intuito de explorar os principais componentes que estão presentes na propaganda impressa dos candidatos a deputado estadual e federal, com o intuito de coletar evidências que levem a perceber a um possível impacto na votação das eleições 2010. Analisou-se os gastos realizados, a utilização das cores e a presença de conteúdo no material impresso de campanha dos candidatos a deputado federal e deputado estadual do Rio Grande do Sul. Para estruturar o presente trabalho, foi realizado um estudo do ambiente no qual ocorrem as eleições brasileiras, uma breve análise das eleições presidenciais de 2010 e uma pesquisa no material de campanha dos deputados federais e estaduais do estado Rio Grande do Sul. A finalidade desta pesquisa foi de obter dados adicionais, ideias e percepções da utilização da propaganda eleitoral impressa, para que, futuramente, outros estudos disponham de insumos para uma abordagem conclusiva. Através da flexibilidade da pesquisa exploratória, este ensaio buscou levantar questões de caráter subjetivo no uso da propaganda, como o impacto das cores e da informação contida no material impresso de campanha eleitoral, e questões objetivas, como o gasto em propaganda impressa. Analisar a propaganda eleitoral aumenta a compreensão do fenômeno das eleições, e permite que sejam criados mecanismos de aprimoramento. Desta forma a sociedade brasileira pode usufruir com mais plenitude do processo de escolha dos seus líderes políticos, e esperar resultados mais eficazes.pt_BR
dc.description.abstractThis study has been designed and built in order to explore the main components that are present in the print ads of the candidates for state and federal deputies, with the objective of make hypotheses on the possible impact of the vote in 2010 elections. Aspects analyzed were expenses, the use of color and the presence of content in the printed campaign material of candidates for Congress and state representatives of Rio Grande do Sul. In order to structure this paper, it was performed a study of the environment which happened Brazilian elections, a brief analysis of the presidential elections of 2010 and a search of campaign material of state and federal deputies of Rio Grande do Sul state. The purpose of this research was obtain additional data, ideas and perceptions of the use of printed election propaganda, so that in future, other studies will be provided with inputs for a conclusive approach. Through the flexibility of exploratory research, this article sought to raise questions in the subjective use of propaganda, as the impact of color and information contained in the printed electoral campaign, and objective questions, such as spending on print advertising. An analysis of the canvass increases the understanding of the phenomenon of elections, and allows to build mechanisms for improvement. Thus the Brazilian society can enjoy more fully the process of choosing their political leaders, and expect more effective results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing políticopt_BR
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectComunicação eleitoralpt_BR
dc.subjectPesquisa eleitoral : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAnálise da propaganda impressa dos candidatos a deputado federal e estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787953pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministração: Área Marketingpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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