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A percepção de estudantes de administração de empresas acerca dos modelos de carreira

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A percepção de estudantes de administração de empresas acerca dos modelos de carreira

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Título A percepção de estudantes de administração de empresas acerca dos modelos de carreira
Autor Moraes, Maína Brandão
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Administração.
Assunto Autogestão
Carreira profissional
Mercado de trabalho
[en] Career
[en] Competences
[en] Management
[en] Perception
[en] Self
[en] Students
Resumo As transformações nas relações do trabalho, assim como nas próprias organizações e sociedades industriais, representam mudanças na gestão das corporações e nas relações estabelecidas entre empresas e pessoas, reforçando, assim, a importância do debate e da pesquisa sobre carreira nas últimas décadas. Alguns conceitos como autogestão, carreira sem fronteiras e proteana, por exemplo, vêm sendo propostos e estudados por diversos autores. Os indivíduos, atualmente, são chamados à responsabilidade pela própria carreira a assumir sua evolução profissional. Nesta pesquisa, fez-se um estudo qualitativo por meio de entrevistas em profundidade realizadas com 12 estudantes de Administração de Empresas de uma Universidade Federal, visando a analisar suas percepções sobre as características dos novos modelos de carreiras. Além de suas percepções sobre esses modelos, o estudo também busca aferir quais as diferenças das decisões tomadas no início e no final da carreira. Através da técnica de análise de conteúdo, juntamente com a aplicação do Inventário de Âncoras de Carreira de Edgar Schein, foi possível atingir esses objetivos. As características atuais de carreira muitas vezes revelaram-se exemplares de tendências entre os entrevistados, como a compatibilidade entre valores pessoais e trabalho, busca pela ampliação das competências, influência de necessidades pessoais e familiares em decisões profissionais. Apesar disso, essas características não aparentam corresponder à realidade absoluta das carreiras atuais. Parte dos estudantes indica que as atuais opções de carreira não correspondem a suas aspirações demonstrando que as formas de construção desse tipo de carreira podem sofrer restrições. Muitos optam, então, pela segurança e estabilidade encontrada nas carreiras tradicionais.
Abstract The changes in working relations, as well as in the organization and industrial societies, represent changes in the management of organizations and in the relationships established between companies and people thus reinforcing the importance of debate and research on careers in the last decades. Some concepts as self-management, boundaryless career and protean, for example, have been proposed and studied by several authors. Individuals, currently, are held accountable for their own career to assume their professional development. In this research, it was performed a qualitative study through in-depth interviews conducted with 12 Business Administration students from a Federal University in order to analyze their perceptions about the characteristics of new career patterns. In addition to their perceptions of these models, the study also aims to analyze what the differences are in the decisions taken at the beginning and at the end of careers. Through the technique of content analysis, along with the application of Edgar Schein Career Anchors Self-Assessment, it was possible to achieve these goals.The current career characteristics often proved to be examples of tendencies among the those interviewed, as the compatibility between work and personal values, the seek of skills broadening and influence of personal and family needs in professional decisions. Yet these characteristics do not appear to correspond to the absolute reality of the current careers. Some students indicate that the current options do not match their career aspirations, demonstrating that the construction forms of this type of career may be restricted. Many choose, then, for safety and stability found in traditional careers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33322
Arquivos Descrição Formato
000788751.pdf (496.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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