Repositório Digital

A- A A+

Um lugar ao território : utopia e respeito em política habitacional

.

Um lugar ao território : utopia e respeito em política habitacional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um lugar ao território : utopia e respeito em política habitacional
Autor Gemelli, Isabel
Orientador Sousa, Edson Luiz Andre de
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Assistência social
Política
Psicanálise
Utopia
[en] Housing
[en] Iconoclastic utopianism
[en] Psychoanalysis
[en] Respect
[en] Social welfare policy
Resumo A proposta deste trabalho constitui-se através do acompanhamento de um projeto de habitação popular na Vila dos Tocos (Palmares do Sul / RS), realizado no ano de 2004. Ele é o ponto de partida para pensarmos as intervenções públicas nas formas de habitar. Analisaremos os elementos que antecedem os projetos, as propostas apresentadas no papel e os efeitos desta junção para pensarmos em alternativas que ampliem a autonomia dos sujeitos e mantenham a esfera do desejo presente. Como alternativa possível para alcançarmos um respeito mútuo inclusivo, capaz de não apagar o desejo, propomos um olhar maior sobre as utopias iconoclastas. Estas se apresentam como possibilidade por serem capazes de mostrar os limites de nosso pensamento, propondo um tempo de espera e uma possibilidade outra de vir-a-ser.
Abstract The purpose of this paper is established through the observation of a housing project in Vila dos Tocos (Palmares do Sul / RS), held in 2004. This project is the starting point for thinking about public interventions in diverse forms of living. We will analyze the elements prior to the project, written proposals and the effects of this junction to think of alternatives to enhance the autonomy of individuals and keep the desire present. As a possible alternative to achieve an inclusive mutual respect, one that will not erase the desire, we propose a greater look on iconoclastic utopias. These are presented as a possibility for being able to show the limits of our thinking, proposing a standby time and potential outcomes.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/33324
Arquivos Descrição Formato
000788814.pdf (303.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.