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Avaliação do processo formativo desenvolvido na residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição na ênfase saúde da família e comunidade em relação à política nacional de atenção básica

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Avaliação do processo formativo desenvolvido na residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição na ênfase saúde da família e comunidade em relação à política nacional de atenção básica

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Título Avaliação do processo formativo desenvolvido na residência integrada em saúde do Grupo Hospitalar Conceição na ênfase saúde da família e comunidade em relação à política nacional de atenção básica
Autor Telo, Shana Vieira
Orientador Possa, Lisiane Bôer
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúde.
Assunto Formação profissional
Grupo Hospitalar Conceição.
Política de saúde
Programa de saúde da família
Resumo O presente estudo tem como tema a relação entre a formação em Residência em Saúde da Família do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) brasileira. Sabe-se que a Constituição Federal do Brasil define como competência do Sistema Único de Saúde (SUS) a regulação e deliberação das políticas de formação de recursos humanos na área da saúde. A formação em residências multiprofissionais e integradas tem como objetivo favorecer uma inserção qualificada de profissionais de diferentes profissões em áreas prioritárias do SUS, como a atenção básica, seguindo os princípios e as diretrizes deste sistema. Da mesma forma, a Política Nacional de Atenção Básica preconiza a valorização dos profissionais de saúde por meio do estímulo e acompanhamento constante da educação permanente dos profissionais, além de incentivar a qualificação e a formação na modalidade de residência, com articulações nas diferentes esferas de governo. A partir deste cenário, seguindo as premissas do SUS e da legislação vigente, no ano de 2004 inicia no GHC a Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC) nas ênfases de Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental e Intensivismo, na busca de formar profissionais capacitados para um olhar e uma escuta ampliada sobre o processo saúde-adoecimento. No entanto, após seis anos deste início, e algumas adequações, como o surgimento de novas ênfases, agregando novos olhares e diferentes saberes, questiona-se se esta modalidade de formação está em consonância com a política pública de Atenção Básica adotada no país que é a Estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo investigar quais as lacunas e potencialidades do processo formativo desenvolvido na residência em saúde da família do GHC em relação à Política Nacional de Atenção Básica e a Estratégia da Saúde da Família. A metodologia é o estudo de caso da formação do GHC. Pretende-se através da triangulação de técnicas de pesquisa verificar se o que está previsto na proposta normativa da Política de Atenção Básica está contemplada na proposta da RIS/GHC. Será realizada análise documental comparativa da Política de Atenção Básica e do Projeto Político-Pedagógico (PPG) da RIS/GHC na ênfase Saúde da Família e Comunidade, bem como, observação e vivência da prática de trabalho numa equipe de saúde da família após a formação em Residência no GHC. As considerações finais sinalizam para uma lacuna importante da formação em relação aos sistemas de informação existente na política e na estratégia da saúde da família, na prática de referência e contra-referência estabelecidas na política e que é distinta no GHC, a inexistência de relação com a gestão do sistema de saúde. As principais potencialidades identificadas são a experiência de trabalho em equipe multiprofissional proporcionada na formação, a experiência de vínculo e responsabilização sobre o cuidado das pessoas e o aprendizado sobre o território e vigilância em saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/33328
Arquivos Descrição Formato
000759950.pdf (274.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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