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Pintando de verde: uma avaliação crítica das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasil

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Pintando de verde: uma avaliação crítica das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasil

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Título Pintando de verde: uma avaliação crítica das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasil
Autor Peroni, Bruno Oliva
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing verde
Produtos de limpeza
Responsabilidade social
Sustentabilidade ambiental
Resumo Segundo o estudo realizado pela organização Cone (2008), a parcela de consumidores americanos que escolhe produtos com atributos ambientais em relação a outros representa 40% do mercado. No Brasil, 73,53% estão interessados em comprar produtos dessa natureza. (INSTITUTO AKATU, 2008). Essa tendência impulsiona o investimento das empresas em marketing verde. Porém, as declarações ambientais realizadas pelas organizações muitas vezes não refletem suas práticas de gestão, fenômeno conhecido como greenwashing. O objetivo do trabalho é avaliar a qualidade das declarações ambientais de produtos de limpeza no Brasil, de modo a fornecer insights sobre a ocorrência desse fenômeno no varejo do país. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de rótulos de produtos de limpeza encontrados em lojas de grandes varejistas. Para a análise do greenwash, foram aplicadas metodologias internacionais de mensuração deste fenômeno. Analisou-se 528 produtos, nos quais foram identificadas 321 declarações em 191 produtos. Desses produtos, 94,76% apresentaram alguma das falhas do greenwash, o que denota a desinformação no setor de limpeza em relação ao marketing verde e à comunicação de declarações ambientais nos rótulos de seus produtos. Os resultados assemelham-se aos encontrados pela Terrachoice (2009) em mercados desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e Austrália. Algumas das questões críticas encontradas na realidade brasileira foram a má utilização de certificações ambientais e a ausência de regulação relacionada ao uso do marketing verde no Brasil.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/33336
Arquivos Descrição Formato
000786754.pdf (1.229Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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